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Autarquia lança jogo on-line “Amadora Sustentável”

Criado no âmbito do projeto cofinanciado AMADORA…rumo à economia circular, este jogo on-line surge como uma forma alternativa da autarquia manter as suas ações de Educação Ambiental junto da população escolar, numa época de pandemia, em que devem ser evitados todos os contactos físicos.
A Câmara Municipal da Amadora lançou a 15 de janeiro o jogo on-line Amadora Sustentável, dirigido maioritariamente a crianças e jovens, com o objetivo de os sensibilizar para a problemática da sustentabilidade ambiental, promover a adoção de comportamentos e escolhas de bens e produtos mais sustentáveis, e alargar o conceito de economia circular.
 
Criado no âmbito do projeto AMADORA…rumo à economia circular, cofinanciado pelo Fundo Ambiental, este jogo on-line surge como uma forma alternativa da autarquia manter as suas ações de Educação Ambiental junto da população escolar, numa época de pandemia, em que devem ser evitados todos os contactos físicos.
 
Concebido fundamentalmente para os alunos do 5.º ao 9.º ano (2.º e 3.º ciclos), este jogo pretende estimular uma competitividade entre alunos e escolas do concelho da Amadora, permitindo que, de uma forma lúdica, interiorizem conhecimentos relacionados com a sustentabilidade ambiental.
 
A primeira competição entre alunos e escolas tem início a 15 de janeiro e terminará a 16 de maio de 2021 e irá premiar alunos, professores e escolas, com prémios que podem ir de tablets, auscultadores e colunas de som, até mesas de matraquilhos ou ping-pong.
 
Este jogo também estará disponível para a população em geral, a partir de amanhã, através do seguinte endereço: https://quiz-amadorasustentavel.pt.
 
Veja abaixo o vídeo de apresentação do jogo Amadora Sustentável 
 
 
SOBRE | Projeto AMADORA…rumo à economia circular
 
A Câmara Municipal da Amadora promove ações de Educação Ambiental junto da população escolar, através do seu serviço específico de Educação Ambiental, designado por Eco-Espaço, com mais de 3 décadas de existência.

Anualmente é desenhado um conjunto diversificado de atividades, subordinadas a vários temas, desde Resíduos, passando pelos temas da Água, das Energias Renováveis, das Alterações Climáticas, de Ambiente e Cidadania, Qualidade do Ar, Consumo e Mobilidade Sustentável, Biodiversidade e Mar. Estas atividades são realizadas para diversos níveis, desde o ensino pré-escolar até ao ensino secundário, sendo por isso adaptadas a cada nível de ensino. São atividades que se desenvolvem presencialmente no Eco-Espaço, em sala de aula ou noutros equipamentos de educação ambiental.

Contudo, com a realidade atual da pandemia da Covid-19, por questões de saúde pública, a CMA optou por desenvolver o Projeto AMADORA…rumo à economia circular, que atualmente compreendeu a realização de:

• Plataforma de gamificação digital: jogo online, designado “Amadora Sustentável”, a ser jogado em computador ou em telemóvel;
• Vídeo promocional do jogo;
• Vídeos didáticos sobre Produção e Consumo Sustentável e sobre Economia Circular;
• Workshop para docentes com demonstração do jogo “Amadora Sustentável” e atelier de reutilização de materiais.
 
Este Projeto pretende estimular fundamentalmente a participação de crianças e jovens, colocando-lhes questões que exigem análise crítica dos comportamentos atuais de cada indivíduo e da sociedade, em geral. A opção por se desenvolver um jogo em plataformas digitais, ficou a dever-se por um lado, porque vai ao encontro da apetência dos mais jovens, facilitando a sua adesão, por outro, considerou-se que seria uma boa ferramenta a utilizar nesta altura de pandemia, uma vez que permite ser disputado à distância (formato não presencial).
Além do jogo online, que pode ser realizado em computador, tablet ou em telemóvel, existirá pontuação acumulativa nos escalões de nível de 2º e 3º ciclo, sendo, no final do ano letivo, premiados os melhores classificados, de acordo com as regras do jogo, os alunos, docentes e escolas respetivas. Ficando disponível on-line, o jogo pode ser também disputado por alunos de outros níveis de ensino e por toda a população, figurando o ranking das classificações obtidas, quer se for jogado a pares ou individualmente. Neste caso, será divulgado e atribuído um reconhecimento de mérito aos utilizadores melhor classificados.
 
O jogo será disputado num tabuleiro virtual, com elementos característicos do património e do município da Amadora - Aqueduto das Águas Livres, Igreja Matriz, Casa Roque Gameiro, Moinho de vento, Parque Central, Linha de comboio - e após lançamento de um dado, os peões (jogadores) avançam o número de casas determinado, tendo de responder a uma pergunta, no âmbito de cada uma das 5 categorias que integram o jogo:

• Recursos
• Produção Sustentável
• Consumo Sustentável
• Resíduos
• Amadora-Cidade
 
Pode também ser jogado, no modo de “Batalha”, em formato não presencial, entre 2 jogadores e nesse caso a disputa é feita através das respostas a um conjunto de perguntas.
 
O jogo, concebido, nesta fase, para alunos do 5º ao 9º ano (2º e 3º ciclo), pretende estimular uma competitividade entre alunos e escolas, de forma lúdica, permitindo a interiorização de conhecimentos, uma vez que será jogado diversas vezes pelos mesmos alunos, tendo em vista a obtenção de melhor pontuação, estando subjacente o mesmo princípio quando utilizado por outros públicos. O jogo tem 3 perfis de utilizador: Alunos, Docentes e Outros (população em geral), abrangendo assim, além da população escolar, os restantes estratos populacionais.
 
Os prémios a atribuir aos alunos que ficarem classificados nos 3 primeiros lugares serão tablets, havendo diferenciação dos equipamentos em função do lugar alcançado. Este equipamento poderá ser utilizado para continuar a jogar o “Amadora Sustentável”, uma vez que o mesmo vai sendo atualizado e para outros fins lúdicos ou pedagógicos.

Os alunos que ficarem em 4.º lugar serão premiados com Auscultadores e Coluna de som e os alunos classificados em 5.º lugar serão premiados com Auscultadores.

Os professores que alcançarem os 3 primeiros lugares serão também contemplados com 1 Tablet. Para os 4.º e 5.º lugares estão previstas Powerbanks. De referir que os professores são classificados por pontuação obtida por jogos iniciados e concluídos e por questões que adicionem ao Quiz “Amadora Sustentável. Essas questões serão submetidas previamente para aprovação.

A escola que ficar em 1.º lugar, cuja pontuação é obtida pela relação: Nº total de jogos finalizados/Nº total de alunos registados e com participação efetiva, será premiada com uma Mesa de Matraquilhos ou com uma Mesa de Ping-Pong, conforme a sua opção.