Câmaras de Amadora e de Sintra financiam nova unidade de urgência do HFF dedicada à COVID-19

Investimento de €1,183 milhões de euros permite instalação de uma nova unidade do Serviço de Urgência de construção modular, com uma área de 750 metros quadrados, destinada exclusivamente ao acolhimento e avaliação clínica de doentes e suspeitos de COVID-19.

Já está em fase avançada de construção a nova unidade de urgência do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), uma construção modular de 750 metros quadrados situada no exterior da instituição, junto à urgência geral, destinada ao acolhimento e avaliação de doentes e suspeitos de COVID-19.

Este é um investimento que ascende a 1,183 milhões de euros e que é integralmente suportado pelas autarquias de Amadora e Sintra. O protocolo que permite a construção desta nova unidade, que servirá mais de meio milhão de utentes dos municípios de Amadora e Sintra, foi assinado a 29 de outubro pelo Conselho de Administração do HFF, a Presidente da Câmara da Amadora, Carla Tavares, e por Basílio Horta, Presidente da autarquia de Sintra.
A obra, a cargo da MBW, deverá estar concluída no final de novembro.

Decorrente da pressão provocada nova realidade da pandemia COVID-19, tornou-se imprescindível ampliar o Serviço de Urgência do HFF para o exterior do Hospital. Esta nova unidade irá ser utilizada, exclusivamente, para o acolhimento e avaliação clínica de doentes e suspeitos de COVID-19.

Este investimento estruturante em contexto de aceleração da pandemia nos concelhos servidos pelo HFF permite criar dois circuitos separados, com reorganização dos espaços e dos recursos humanos afetos ao ambulatório do serviço de urgência, através da criação de duas áreas ambulatórias em locais distintos (uma área para doentes sem suspeita de infeção, e outra área para doentes COVID-19). A capacidade da unidade de internamento de curta duração é também objeto de reorganização, com a criação de duas áreas em locais distintos (uma área para doentes sem suspeita de infeção e outra área dedicada aos doentes COVID-19).

A nova unidade da urgência COVID-19 do HFF irá disponibilizar, em ambulatório, uma sala de reanimação, uma sala de triagem, uma sala de espera, dez boxes para observação e monitorização de doentes, seis gabinetes de observação médica e uma sala de RX. Ao nível do internamento, a nova unidade irá disponibilizar 16 boxes para internamento de pacientes e dois quartos de isolamento.

“A pandemia COVID-19 tem vindo a gerar uma enorme pressão sobre o funcionamento do serviço de urgência do HFF”, explica Marco Ferreira, Presidente do Conselho de Administração do HFF, acrescentando que, neste ano particularmente difícil para as instituições de saúde, “o HFF tem em curso importantes projetos de investimento, como a construção da nova Unidade de Cuidados Intensivos e a novo serviço de urgência, que aumentam a atividade assistencial da instituição, e o acesso a cuidados diferenciados, assegurando a melhoria contínua da qualidade e segurança dos cuidados de saúde prestados à população dos concelhos de Amadora e de Sintra, com o inexcedível apoio de ambas as autarquias”.
Carla Tavares, Presidente da Câmara da Amadora, explica o apoio inequívoco da autarquia a este projeto, desde a primeira hora: “Desde o início da pandemia, o caminho traçado passou sempre por uma forte articulação e apoio a todos os agentes da comunidade. Sabendo da necessidade para a cidade de uma resposta mais eficaz por parte do HFF, e em especial, no acolhimento e tratamento de doentes COVID-19, o Município da Amadora não hesitou em apoiar financeiramente o desenvolvimento desta nova e importante unidade que assegurará melhores cuidados de saúde à nossa população”.
“Este é o tempo das ações”, afirma Basílio Horta, Presidente da Câmara Municipal de Sintra, concretizando que, no atual contexto de evolução preocupante da pandemia no país, o exemplo de cooperação entre as autarquias de Sintra, Amadora e o HFF revela que “todos temos uma responsabilidade partilhada, coletiva e individual”. “Foi isto que fizemos com este protocolo e que continuaremos a fazer se for necessário um reforço”, garantiu, rematando: “Este hospital e quem aqui trabalha merece bem o nosso esforço e o nosso investimento.”

Sobre o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca
O Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) constitui-se como hospital de primeira linha para os cerca de 550.000 habitantes dos Concelhos de Amadora e de Sintra. A Instituição desenvolve atividade assistencial e atividade de investigação, ensino e formação pré e pós-graduada.
O Hospital tem por missão a prestação de cuidados de saúde humanizados e diferenciados em todo o ciclo de vida da pessoa, em articulação com os cuidados de saúde primários e continuados, bem como com os demais Hospitais integrados na rede do Serviço Nacional de Saúde. Tem uma lotação praticada de 789 camas, destacando-se a existência de um Bloco Operatório com 11 salas e de uma Unidade de Cirurgia Ambulatória com 4 salas.
Além dos serviços de urgência existentes no Hospital (Urgência Geral, Urgência de Obstetrícia e de Ginecologia e Urgência de Pediatria), o HFF também oferece à população um Serviço de Urgência Básica localizado na Freguesia de Algueirão - Mem Martins. Saiba mais em: www.hff.min-saude.pt/