1.ª Escola de Mobilidade em Portugal inaugurada na Amadora

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade 2020, foi inaugurada na Amadora no dia 22 de setembro, a 1.ª Escola de Mobilidade do país, evento que contou com a presença de Carla Tavares, Presidente da Câmara Municipal da Amadora.

A par da Segurança Rodoviária, este equipamento passará agora a sensibilizar e a dar formação de forma mais abrangente, incluindo também a Mobilidade Sustentável. Na teoria e na prática, de forma incentivadora e divertida. Para ajudar a formar melhores cidadãos, mais conscientes, com comportamentos mais positivos e sustentáveis, na estrada e na vida.

Vitor Ferreira, vereador do pelouro da autarquia, destacou a importância deste equipamento, que é um “upgrade da Escola Fixa de Trânsito”, e que abarca três eixos: sustentabilidade, ambiente e cidadania.

A Presidente da Junta de Freguesia da Falagueira-Venda Nova, parceira da Câmara Municipal da Amadora neste projeto, referiu que “este é um grande desafio. As crianças são o principal veículo para a mudança, e esta é uma oportunidade de passar políticas ambientais do papel para a prática”.

António Pereira Gonçalves, da Ecomood Portugal, co-organizadora da Semana Europeia da Mobilidade 2020 na Amadora, mostrou-se “muito contente com esta aposta”, ressalvando que a segurança e a cidadania já faziam parte da segurança rodoviária, mas faltava a sustentabilidade.

“Temos de partilhar e saber viver num espaço de mobilidade”, disse ainda o Presidente da Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária, Rui Ribeiro, que relembrou que “a sinistralidade rodoviária tem enormes custos sociais e económicos”.

Mais informação

Nesse dia, foi ainda apresentada a Marca Amadora Shares, um conceito inovador para uma mobilidade mais sustentável no Município.
O Amadora Shares é uma Plataforma facilitadora interativa e informativa sobre a dinâmica da utilização de sistemas de mobilidade partilhada no território da Amadora e pretende ser uma fonte de informação atualizada sobre a mobilidade integrada e partilhada no município.
A Marca apresentada visa a utilização de uma linguagem própria e que se pretende reconhecível e que identifique o seu conteúdo.

Mais novidades em breve!