Ações de formação para cuidadores de pessoas com demência arrancam em formato online

A Câmara Municipal da Amadora, em parceria com a Fundação AFID Diferença, está a realizar diversas ações de formação dirigidas a técnicos que, nos Centros de Dia e Serviços de Apoio Domiciliário, trabalham com pessoas com demência.

O projeto Capacitar para Cuidar irá decorrer em formato de videoconferência, abordando as seguintes temáticas: Tipificação das Demências; Diagnóstico das Demências; Modelo de Intervenção Centrada na Pessoa com Demência; Estimulação Cognitiva e Sensorial; Cuidados Pessoais e de Saúde; Alimentação; Aspetos Jurídicos - Maior Acompanhado, Testamento Vital; Relações Interpares (sem demência); Apoio ao Cuidador Informal; Desenvolvimento de Estimulação Cognitiva Adaptada.

Estas formações, além de melhor capacitarem os técnicos, pretende também responder ao objetivo previsto no Plano Estratégico para o Envelhecimento Sustentável da Amadora 2016-2025, Aumentar a capacidade e qualidade das respostas sociais existentes para acolher situações de demência das pessoas idosas.

Este projeto tem financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian.