COVID - 19 | Autarquia já entregou mais de 200 mil equipamentos de proteção

Desde a ativação do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil COVID - 19, que o Município da Amadora está empenhado em melhorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde, de segurança e proteção e civil e da área social.

Para isso, desde a primeira hora, adquiriu diversos equipamentos de proteção individual (EPI) para apoiar aqueles que, na primeira linha, combatem diariamente esta pandemia.

Até à data já foram distribuídos 214.796 equipamentos de proteção individual ao Agrupamento de Centros de Saúde da Amadora, ao Hospital Fernando da Fonseca, à PSP, aos Bombeiros Voluntários da Amadora, às juntas de freguesia e a diversas IPSS.

Relativamente à distribuição de máscaras, a Autarquia já entregou 54.870 máscaras cirúrgicas, nomeadamente 12.600 a Agentes de Proteção Civil, 32.470 a IPSS´s, 3.000 a Juntas de Freguesia e 6.400 a Serviços Municipais.

Com proteção respiratória FFP2 foram distribuídas 13.385 máscaras na seguinte proporção: 5.190 a Agentes de Proteção Civil; 4385 a IPSS´s; 1.800 a Juntas de Freguesia; 2.010 a Serviços Municipais).

Simultaneamente, as Juntas de Freguesia têm distribuído máscaras junto da sua população mais vulnerável e a Câmara Municipal da Amadora tem ofertado este tipo de equipamento de proteção individual a pessoas em isolamento e/ou com carência económica.

Ainda com vista à proteção da população mais vulnerável, a Câmara Municipal da Amadora está a proceder à aquisição de 30 mil máscaras comunitárias, certificadas e laváveis para distribuir pela população sénior. Esta é uma medida adicional de proteção contra a propagação do novo coronavírus, sendo passível a sua reutilização após higienização adequada, sendo também a sua durabilidade superior às máscaras cirúrgicas.