COVID - 19 | Amadora ativa o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil

A Comissão Municipal de Proteção Civil da Amadora, dirigida pela Presidente da Câmara Municipal, Carla Tavares, reunida no passado dia 20 de março, deliberou a ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, com vista a reforçar a resposta à pandemia no concelho.

Esta iniciativa visa garantir que as entidades e instituições que integram a Comissão Municipal de Proteção Civil acionam, a nível municipal, no âmbito da sua estrutura orgânica e das suas atribuições, os meios necessários ao desenvolvimento das ações de proteção civil, reforçando a resposta à pandemia no concelho. Permite ainda o acionamento dos meios, públicos e privados, necessários para responder às necessidades.

No seguimento do acionamento do Plano foi ainda criado um Centro de Operações Municipal Integrado (COMI), no Pavilhão da Escola Secundária Seomara da Costa Primo, que terá oficiais de ligação de várias entidades como a PSP, a Cruz Vermelha Portuguesa, os Bombeiros Voluntários da Amadora, a Unidade de Saúde Pública, o Serviço Municipal de Proteção Civil, a Polícia Municipal e outros serviços municipais.

O Município da Amadora apela à população que cumpra escrupulosamente com o definido no Estado de Emergência e que cumpra com as medidas de autoproteção difundidas pela DGS.