Conversas na Rua |A Arte Urbana da cidade da Amadora está mais rica! | conheça os novos murais

A 5.ª edição do projeto municipal Conversas na Rua, dedicado à promoção da arte urbana no concelho, decorreu entre os dias 30 de agosto e 10 de setembro, e deixou a cidade da Amadora ainda mais colorida, com os murais dos artistas Caver, Odeith, Samina e Tamara Alves.

Saiba onde pode encontrar estes novos trabalhos:

Caver | Av. Dr. Mário Soares
Odeith | R. Dr. Teixeira Coelho
Samina | Av. do Brasil
Tamara | R. Pio XII

Foram criados novos trabalhos artísticos, dispersos pela cidade, que irão juntar-se aos outros 22 já existentes, concebidos nas edições anteriores, e que vêm enriquecer o Mapa da Arte Urbana na Amadora.

No dia 7 de setembro, e no âmbito das comemorações do 40.º aniversário do município da Amadora, o projeto contou com uma programação especial, no Espaço Fernando Relvas/Recreios da Amadora:

17h00 | Abertura da exposição "Conversas Expostas", que revela o olhar da fotógrafa Andreia Mayer sobre as obras de arte urbana criadas nos últimos cinco anos do projeto “Conversas na Rua”.
18h00 | Oficina de serigrafia, pelo projeto Bicicleta Manifesta e dinamizada pelo Atelier Ser. Neste laboratório, montado numa bicicleta, os participantes vão ser convidados a escolher palavras e a compor um manifesto colectivo.
19h00 | Conversas Encenadas, com as atrizes Carla Chambel e Joana Brandão. Uma leitura encenada inspirada no processo de trabalho dos três artistas – Sara Morais, Regg Salgado e Gonçalo Mar – que criaram obras de arte pública, em edições anteriores do projeto, para o Espaço Fernando Relvas, dos Recreios da Amadora.
20h00 | Conversas de Arte Urbana, com os artistas Gonçalo Mar, Elsa Poderosa, Tamara Alves e Ana Dias. Sessão moderada por um jornalista do Gerador, durante a qual os artistas falarão sobre as suas obras, o que os inspirou, as suas influências e muito mais.
21h00 | Concerto do compositor e músico Janeiro, acompanhado pelas suas influências do fado, do jazz e da bossa nova.

Sobre o Projeto Conversas na Rua
Fundado em 2015, o projeto “Conversas na Rua” promove, anualmente, intervenções artísticas no espaço público, com o objetivo de estimular a participação, o diálogo, e a reflexão sobre a cidade. Até à data, o projeto dinamizou 22 intervenções murais, resultado da participação de vários artistas portugueses provenientes de diferentes disciplinas artísticas, desde a pintura e a ilustração, ao graffiti.

Biografias e datas das intervenções dos artistas convidados desta edição
Odeith - Artista local, pioneiro do graffiti em Portugal, evidencia-se pelo estilo anamórfico que imprime nas suas obras e que se caracteriza pela utilização da ilusão ótica. A intervenção do artista decorreu entre os dias 2 e 9 de setembro, na Rua Dr. Teixeira Coelho.
Tamara Alves - Artista portuguesa inspirada pela vivência urbana e pela representação da mulher em diálogo com a natureza. Apresenta um perfil multidisciplinar, desde a pintura e a ilustração, à arte urbana. A intervenção da artista decorreu entre os dias 2 e 9 de setembro, na Rua Pio XII.
Caver - Natural de Lisboa (1983), THECAVER é um artista do graffiti tradicional mas cujo estilo tem sido inspirado pelo universo do design, da tipografia e da publicidade. As suas composições originais resultam pela sua trama gráfica e acentuação da cor. A intervenção do artista decorreu entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro, na Av. Dr. Mário Soares.
Third - Natural de Vila Nova de Gaia, Third representa, sobretudo, a relação entre a ilustração e o design, distinguindo-se pelas composições que constituem entre o figurativo e o tipográfico. A intervenção do artista decorreu entre os dias 30 de agosto e 6 de setembro, na Estrada Salvador Allende.
Samina - Artista multidisciplinar, cujo estilo se distingue pelo uso da técnica do stencil, a partir da qual revela rostos icónicos, acompanhados por padrões geométricos que realçam a figura representada. A intervenção do artista decorreu entre os dias 2 e 6 de setembro, na Av. do Brasil.

A 5.ª edição do projeto “Conversas na Rua” realizou-se no âmbito das comemorações do 40.º aniversário do município da Amadora.