Mapa do Site

Protege-te | Tu és o ar que respiras

Protege-te | Tu és o ar que respiras

Graças à implementação de políticas e medidas e à cooperação internacional, o ar na Europa e no nosso país está hoje mais limpo do que nas últimas décadas, beneficiando todos nós.
Apesar das melhorias, ainda se verificam episódios de poluição em algumas zonas, divulgados pelas autoridades competentes através de avisos à população.

O índice de classificação da qualidade do ar tem 5 classes (Muito Bom, Bom, Médio, Fraco e Mau). Sempre que a qualidade do ar esteja abaixo da média, deve seguir alguns conselhos para minimizar a exposição ao ar poluído:

Índice | Conselhos:
- Mau | Todos os adultos devem evitar esforços físicos ao ar livre. Os grupos sensíveis (crianças, idosos e indivíduos com problemas respiratórios) deverão permanecer em casa com as janelas fechadas.
- Fraco | As pessoas sensíveis (crianças, idosos e indivíduos com problemas respiratórios) devem evitar as atividades ao ar livre. Os doentes do foro respiratório e cardiovascular devem cumprir os tratamentos médicos em curso ou recorrer a cuidados médicos extra, em caso de agravamento de sintomas. A população em geral deve evitar a exposição a outros fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e a exposição a produtos irritantes contendo solventes na sua composição.
- Médio | As pessoas sensíveis, nomeadamente crianças e idosos com doenças respiratórias, devem limitar atividades físicas intensas ao ar livre. 

Por uma cidade mais saudável! Por um país com bom ar!

Saiba mais sobre a campanha Por um país com bom ar.

Assista aos vídeos!