Mapa do Site

Amadora acolhe reflexão sobre a prevenção e o combate ao abandono escolar precoce

Refletir sobre a prevenção e o combate ao abandono escolar precoce foi o mote do seminário “Aprendizagem através da prática - comunidades locais a trabalhar e aprender em conjunto para prevenir e reduzir o abandono escolar”, que teve lugar na Escola Secundária Seomara da Costa Primo a 18 de julho.

Organizado do CIES-IUL (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia - Instituto Universitário de Lisboa), Projeto Below 10 e Rede B10 Amadora, com o apoio da Câmara Municipal da Amadora, este espaço de partilha, além de marcar o encerramento do Projeto Below 10, proporcionou sobretudo a partilha de experiências entre os parceiros do projeto (http://www.below10.eu/ e https://www.2343ec78a04c6ea9d80806345d31fd78-gdprlock/BelowPortugal/).

Presente na sessão, a Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares, foi clara. “Isto não é um fim; esperamos que seja um ponto de partida”.
Para a autarca, “cada aluno fora do sistema é uma preocupação e deve ser sempre encarado como um desafio”, sublinhado a importância destes encontros, já que permitem refletir sobre estas questões e capacitam ainda mais os professores e técnicos da educação.
“Não há cidade que consiga continuar a crescer sem fazer um grande investimento na educação, e a nossa disponibilidade é total para continuarmos a refletir e a trabalhar neste enorme desafio que é o abandono escolar precoce”, reiterou Carla Tavares.