Cidade da Amadora entregou 1,7 toneladas de rolhas de cortiça ao Projeto Green Cork da Quercus

A Câmara Municipal da Amadora entregou, no dia 6 de junho, à associação ambientalista Quercus, cerca de 1,7 toneladas de rolhas de cortiça, recolhidas ao longo dos últimos anos por cerca de 20 000 alunos de 15 escolas do município, participantes no projeto Green Cork Escolas.

A entrega deste material reciclável teve lugar na loja do Continente da Amadora – Sonae MC, e contou com a presença de Luís Lopes, vereador da autarquia com o pelouro do Ambiente, Marcos Bartilotti, representante da Direção Nacional da Quercus, e Pedro Vaz, diretor da loja do Continente da Amadora, em representação da Missão Continente, parceira deste projeto.

O momento da entrega das rolhas de cortiça contou ainda com a presença de alguns alunos dos estabelecimentos escolares que mais contribuíram para o sucesso desta iniciativa, nomeadamente da EB1/JI Sacadura Cabral e EB1/JI da Brandoa.
Dado o interesse manifestado pelos alunos da EB1/JI Sacadura Cabral em particular por esta causa, a autarquia tem vindo a proporcionar a estes jovens visitas ao Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche.

Sobre o Green Cork – projeto de reciclagem de rolhas de cortiça
O Green Cork é um projeto da Quercus que pretende, além de recolher rolhas e financiar a reflorestação, contribuir para a construção duma comunidade ativa, responsável e em sintonia com o meio ambiente.
Através deste projeto, a Quercus pretende ainda preservar o sobreiro e a floresta autóctone em geral, contribuir para a redução de resíduos, defender a rolha de cortiça como produto ecológico e promover uma maior consciencialização da sociedade para a preservação da Natureza.
Uma das iniciativas do projeto Green Cork é o programa Green Cork Escolas, implementado desde o ano letivo de 2008/09. Este programa conta com a participação de jardins de infância, escolas e agrupamentos escolares de todas as partes do país, e visa envolver esta comunidade no projeto Green Cork.
Saiba mais aqui: http://www.greencork.org/