Gala do Desporto premiou os melhores de 2018

Realizou-se no dia 21 de novembro, no Auditório da Academia Militar, a 4.ª Gala do Desporto da Amadora, iniciativa que distinguiu os agentes desportivos locais com percursos e resultados desportivos de mérito no ano de 2018.

Como habitualmente, houve lugar à homenagem a atletas com uma ligação especial à Amadora. Este ano a distinção coube a Rita Borralho e Jorge Andrade.

Foi mais uma cerimónia que pretendeu “homenagear o esforço e a dedicação de todos, atletas, treinadores e famílias”, como destacou a Presidente da Câmara Municipal da Amadora. Esta iniciativa faz cada vez mais sentido, dado que, para Carla Tavares, “o desporto tem uma importância cada vez maior na vida dos cidadãos, notando-se a cada dia, o espaço público a tornar-se também um espaço de exercício físico”.

Com transmissão em direto, através do endereço https://www.2343ec78a04c6ea9d80806345d31fd78-gdprlock/amadoracidade, foram atribuídos os seguintes prémios:

Troféus “Amadora Desporto”
Agentes com títulos nacionais ou internacionais conquistados na época desportiva 2017/2018.

Prémios de Distinção – Troféus de Distinção “Amadora Desporto”
Agentes com percurso desportivo de realce na época desportiva 2017/2018:

• Amadora Desporto Esperança Feminina 2018
• Amadora Desporto Esperança Masculina 2018
• Amadora Desporto Atleta Feminina 2018
• Amadora Desporto Atleta Masculino 2018
• Amadora Desporto Equipa 2018
• Amadora Desporto Treinador 2018

Prémios Prestígio “Amadora Desporto” 2018
Troféu com base no currículo, referências e ligação ao universo desportivo da Amadora. Este troféu foi entregue a Rita Borralho e Jorge Andrade.

Menção Honrosa “Amadora Desporto” 2018
Atribuída a atletas ligados à Amadora, mas que desenvolvem a sua atividade desportiva em clubes fora do concelho e que, durante a época 2017/2018, obtiveram resultados de excelência.

Rita Borralho (Atletismo)
Nascimento: 21 de março de 1954

Percurso Desportivo:
Rita Maria Varela Borralho natural de Vila Nova de São Bento, Serpa nascida a 21 de março de 1954, é uma atleta olímpica portuguesa que representou o Sport Lisboa e Benfica durante cerca de 20 anos, tendo igualmente competido pelo Maratona Clube de Portugal e pelo Clube Xistarca. Foi uma das melhores da sua geração em provas de atletismo de meio fundo e fundo, nacionais e internacionais (década de 80 e início dos anos 90).

Sobressaiu nas distâncias de 10.000 metros e maratona, sendo recordada como a primeira grande maratonista portuguesa de nível internacional, contribuindo para o sucesso daquela que foi considerada a "geração de ouro" do atletismo português.

Do seu vasto palmarés destacam-se as vitórias na maratona de Barcelona em 1982, a maratona de New Jersey em 1986 e a maratona de Lisboa em 1991. Para além destas conquistas, Rita Borralho foi a vencedora da primeira edição feminina da mítica prova da São Silvestre da Amadora no ano de 1980 tendo voltado a ganhar no ano seguinte.

Atualmente desempenha as funções de assessora desportiva, apoiando atletas profissionais e amadores, numa vertente direcionada não apenas para o desempenho desportivo como também para a saúde e o bem-estar geral. Para além desta função, é, desde 21 de junho de 2018, técnica responsável do Programa de Centro de Marcha e Corrida da Amadora.

Jorge Andrade (Futebol)
Nascimento: 9 de abril de 1978

Percurso Desportivo:
Jorge Manuel Almeida Gomes de Andrade, fez toda a sua formação desportiva no Clube de Futebol Estrela da Amadora, tendo iniciado a sua carreira profissional numa temporada em que o clube conquistou a sua melhor posição de sempre, o 7.º lugar no campeonato nacional.

Da sua carreira de jogador destaca-se o facto de ter representado o Futebol Clube do Porto, um dos clubes de maior dimensão nacional onde conquistou uma taça de Portugal e uma supertaça de Cândido de Oliveira.

Para além do Clube de Futebol Estrela da Amadora e do Futebol Clube do Porto, representou equipas estrangeiras nomeadamente as equipas do Real Club Deportivo de La Coruña, de Espanha, onde venceu a supertaça e na Juventus Football Club, de Itália.

Pela Seleção Nacional de Futebol participou no Campeonato do Mundo de 2002 e no Europeu de Futebol 2004, onde Portugal conquistou um honroso 2.º lugar na competição, sendo condecorado Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.