A Educação é a missão maior da cidade da Amadora | Receção à Comunidade Educativa da Amadora

“A Educação é a missão maior da cidade da Amadora.” Foram estas as palavras proferidas por Carla Tavares, presidente da Câmara Municipal da Amadora da Amadora, na cerimónia de encerramento da Receção à Comunidade Educativa da Amadora, que teve lugar no passado dia 25 de setembro, na Escola Básica e Secundária Mães de Água.

A autarca enalteceu o papel e contributo de toda a comunidade escolar e parceiros institucionais, dando especial destaque à coesão territorial e união de esforços para atingir um objetivo comum de ajudar os jovens do concelho a atingir o sucesso escolar.

Nesta missiva, Carla Tavares deu as boas vindas a todos os que integram um novo ano letivo, garantindo que no concelho este arranque “decorre com toda a tranquilidade”. “A cidade precisa que todos invistam na Educação com paixão”, pois só assim se constrói uma sociedade de valores, garantiu.

João Costa, Secretário de Estado da Educação, também marcou presença nesta cerimónia, e no seu discurso fez questão de mostrar o seu agrado com a forte aposta que a Amadora faz na Educação. Enalteceu o papel imprescindível dos professores e deu conselhos aos alunos: “Escolham um curso a pensar no que querem ser, e não no que querem ter!”, aconselhou.

A Presidente do Conselho Nacional de Educação, Maria Emília Brederote Santos, também presente, destacou vários projetos de sucesso implementados nas escolas e dirigiu-se aos alunos lembrando que “aprender é ter uma vida rica e útil”. "Gostar de aprender é uma das características do sucesso escolar, e isso aqui (na Amadora) consegue-se”, destacou.

Esta iniciativa contou com a presença de vários elementos da comunidade escolar do concelho, desde alunos e pais, professores, diretores de agrupamento e ainda diversos parceiros institucionais.

Foram homenageados e premiados os melhores alunos do ano letivo anterior, do 9.º e 12.º anos, os antigos professores e funcionários das escolas do concelho e ainda o ator Pedro Saavedra, antigo aluno da Escola Básica e Secundária Mães de Água, outrora Escola Secundária da Falagueira.

A cerimónia contou com a atuação do Grupo de Dança Egzit e dos alunos do Curso de Desporto do Agrupamento de Escolas Mães de Água, bem como da jovem cantora e ex-aluna Catarina Castanhas.

A apresentação do evento esteve a cargo de Ayrton Luz e Daniela Simões, alunos do grupo de teatro da Escola Básica e Secundária Mães de Água, anfitriã este ano da Receção à Comunidade Educativa 2018/2019.

Veja as imagens desta Festa da Educação!