Qualidade do Ar | Avaliação

Como é avaliada a qualidade do ar?

A avaliação da qualidade do ar é efetuada com base nos resultados obtidos nas estações da rede de monitorização da qualidade do ar existentes a nível nacional.

Estação de medição na Escola Secundária da Amadora

No Concelho da Amadora existem duas estações de medição da qualidade do ar pertencentes à rede de Qualidade do Ar de Lisboa e Vale do Tejo, a cargo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT).

Estas estações são designadas de fundo, uma vez que o nível de poluição medido não é influenciado diretamente pelo tráfego automóvel elevado, nem por outras fontes poluidoras identificadas.

Na Agência Portuguesa do Ambiente, está instalada a estação de referência da qualidade do ar, em funcionamento desde 1998.
Pormenor do interior da estação de medição.

Pormenor do interior da estação de medição

Em 2001 entrou em funcionamento a segunda estação na área do município, localizada na Escola Secundária da Amadora, freguesia da Reboleira.

No quadro seguinte são indicados os poluentes medidos, através de equipamentos denominados de analisadores, em cada uma das estações.

Estações Alfragide Reboleira
Poluentes medidos Monóxido de azoto, dióxido de azoto, óxidos de azoto, ozono, dióxido de enxofre, partículas< 10µm, partículas<2.5µm, monóxido de carbono, chumbo, compostos orgânicos voláteis totais, benzeno Monóxido de azoto, dióxido de azoto, óxidos de azoto, ozono, dióxido de enxofre, partículas<10µm, monóxido de carbono

Poluentes medidos
Monóxido de azoto, dióxido de azoto, óxidos de azoto, ozono, dióxido de enxofre, partículas< 10µm, partículas<2.5µm, monóxido de carbono, chumbo, compostos orgânicos voláteis totais, benzeno,
Monóxido de azoto, dióxido de azoto, óxidos de azoto, ozono, dióxido de enxofre, partículas<10µm, monóxido de carbono.

Pode consultar on-line, as concentrações de poluentes atmosféricos registados nas estações do Concelho da Amadora.

O que é o Índice de Qualidade do Ar?

De modo a ser possível avaliar e dar a conhecer ao público em geral, de uma forma clara e compreensível, a qualidade do ar a Agência Portuguesa do Ambiente disponibiliza diariamente na sua página da internet o índice de qualidade do ar.

Este índice é calculado com base nos valores médios de concentração de cinco poluentes: monóxido de carbono (CO), dióxido de azoto (NO2), dióxido de enxofre (SO2), ozono (O3) e partículas em suspensão (PM10), medidos nas estações da rede de monitorização da qualidade do ar de uma zona, sendo determinado a partir do poluente que apresentar pior índice.

O índice de qualidade do ar é classificado em cinco classes, variando de Muito Bom a Mau.

Consulte o estado da qualidade do ar na Área Metropolitana de Lisboa Norte, onde está inserido o Concelho da Amadora.

A Agência Portuguesa do Ambiente disponibiliza ainda a previsão do índice da qualidade do ar para o dia seguinte, bem como conselhos de saúde a adotar em função do índice registado.