Mais de mil árvores estão a ser plantadas na cidade

A Câmara Municipal da Amadora encontra-se a desenvolver as ações previstas no Plano de Arborização do Município,  com a plantação de mais 1000 árvores em diversos arruamentos, parques e jardins da cidade.
A Câmara Municipal da Amadora encontra-se a desenvolver as ações previstas no Plano de Arborização do Município, com a plantação de mais 1000 árvores em diversos arruamentos, parques e jardins da cidade.

Com vista à consolidação progressiva da sua estrutura arbórea, pretende-se atingir as metas delineadas no “Plano Estratégico de Arborização do Concelho da Amadora” e implementar as medidas previstas no “Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas”, nomeadamente quanto à densificação da estrutura ecológica urbana como forma de redução da vulnerabilidade a ondas de calor e à mitigação das ilhas urbanas de calor, nas quais a árvore assume um papel fundamental.

A Câmara Municipal da Amadora apresentou este plano em março de 2013, com o intuito de definir os eixos de intervenção que permitam atingir a meta de 50 000 árvores plantadas em áreas de gestão. Este objetivo implica um aumento de cerca de 48% de árvores plantadas e permite chegar a uma capitação de 30 árvores por 100 habitantes, o que corresponde em termos de sequestro de carbono a um armazenamento médio em 2020 de 5000 toneladas de carbono anuais.

As áreas selecionadas para plantação procuram contemplar a universalidade do território e correspondem, fundamentalmente, à consolidação de espaços verdes existentes na cidade, como parques e jardins de proximidade, arruamentos e espaços de enquadramento e proteção de vias, contemplando a reposição de exemplares que foram abatidos devido a doença ou por terem atingindo, muitas vezes precocemente, o final de vida.

Estas medidas procuram assegurar a regularização microclimática (função termorreguladora, controlo da humidade, das radiações solares, proteção contra o vento, entre outras), promovendo a purificação da atmosfera e a valorização ambiental das áreas urbanas para melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem, trabalham ou visitam a nossa Cidade.