Semana Europeia da Mobilidade na Amadora arrancou com Conferência Híbrida Plug-In

A Semana Europeia da Mobilidade na Amadora arrancou no dia 16 de setembro, nos Recreios da Amadora, com a Conferência “ONMOBILITY AMADORA”, sob o tema “Os Novos Paradigmas na Mobilidade”.

Esta 3.ª Conferência contou com a presença do Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, da Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares, e do Vereador do pelouro da Câmara Municipal da Amadora, Vítor Ferreira.

O governante destacou a coragem de alguns autarcas que trabalham nas alterações ao nível da mobilidade nos seus municípios, realçando que “esta pandemia (COVID-19) não põe em suspenso a crise climática a que assistimos”. Salientou ainda os três eixos de ação fundamentais atuais: a “aposta muito clara no transporte público”, o fomento da mobilidade ativa e a eletrificação dessa mobilidade.
Eduardo Pinheiro enfatizou ainda o compromisso de, em 2050, Portugal atingir a neutralidade carbónica. “Temos mesmo que agir”, concluiu.

Vítor Ferreira, autarca na Câmara Municipal da Amadora sublinhou a importância da mobilidade suave e os projetos a que a autarquia se candidatou para avançar nesta matéria.
“A Amadora liga à Mobilidade”, referiu, avançando que em 2021, podemos contar com uma nova edição da Semana Europeia da Mobilidade na Amadora.

Esta sessão, que teve oradores e intervenientes tanto em palco, como na plateia, ou participando por via digital, contou com dois painéis.

No primeiro painel, Vítor Ferreira, da Câmara Municipal da Amadora, Miguel Gaspar, vereador da mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa e Vitor Domingues, Presidente do Metropolitano de Lisboa, debateram a evolução das soluções de mobilidade urbana, com a moderação do jornalista Adelino Dinis.

O segundo painel - Conversão de Veículos a Combustão para Elétricos e Híbridos - , teve o contributo de professores, investigadores, empresários e outros destacados players, que demonstraram a importância da conversão de veículos a combustão para elétricos enquanto solução para uma mais rápida e eficaz descarbonização dos transportes. Ou seja, aplicar os R´s da sustentabilidade - Reutilizar, Reciclar e Reduzir - também nos veículos.