Notice: Undefined index: option in /home/cmamadora/public_html/templates/ja_magz_ii/tpls/default.php on line 24
Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas da AML vence prémio internacional

Mapa do Site

Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas da AML vence prémio internacional

O Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas, da Área Metropolitana de Lisboa, venceu a terceira edição dos Mediterranean Climate Change Adaptation Awards, na categoria "Conceção, implementação e monitorização de políticas públicas".

O anúncio foi conhecido a 27 de julho, no decorrer da cerimónia de entrega dos galardões, que premeiam internacionalmente as melhores "ações exemplares de adaptação às alterações climáticas", em que estiveram presentes, por parte da Área Metropolitana de Lisboa, o primeiro secretário metropolitano, Carlos Humberto de Carvalho, e a vice-presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa, Carla Tavares.

O Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas, da Área Metropolitana de Lisboa (PMAAC-AML), foi distinguido entre cerca de 50 outros projetos, de 16 países, que concorreram à terceira edição dos Mediterranean Climate Change Adaptation Awards.

O prémio, atribuído este ano à Área Metropolitana de Lisboa, foi concebido para promover e recompensar ações meritórias de adaptação às alterações climáticas e encorajar todos os stakeholders no Mediterrâneo a adotarem as melhores práticas neste domínio.

A vice-presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa, Carla Tavares, que representou a Área Metropolitana de Lisboa na cerimónia, referiu estar "muito orgulhosa pelo reconhecimento internacional de um projeto que foi assumido por todos na área metropolitana de Lisboa, desde o primeiro momento, como essencial", acrescentando que "é fundamental o envolvimento contínuo dos municípios e dos stakeholders metropolitanos, para que todos sintam que é um processo construído por todos e para todos".

Carla Tavares garantiu ainda que o prémio é "mais um incentivo para seguir o caminho que está a ser traçado na área metropolitana de Lisboa, alicerçado em ações concretas, estruturadas e planeadas, porque o desafio climático é uma responsabilidade de todos, e, todos temos de exercer um dever politico assumido pela Área Metropolitana de Lisboa, e pelos seus 18 municípios, aquando da apresentação do Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas".

O Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas, apresentado publicamente em dezembro de 2019, testemunha a importância e envolvimento de todos os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa na conceção e aplicação dos princípios de ação e governança, para reduzir a vulnerabilidade e adaptar a área metropolitana de Lisboa às alterações climáticas.

É um plano que testemunha a importância da ação climática metropolitana na construção de um futuro mais sustentável e contempla três grandes objetivos: a promoção do conhecimento técnico-científico e a sua aplicação ao território metropolitano, a capacitação institucional e das comunidades territoriais, e a adoção de uma cultura transversal de adaptação.

Para além da Área Metropolitana de Lisboa, foram ainda premiados o Departamento Nacional de Saneamento (ONA – Office National de L’Assainissement) da Argélia, na categoria "Instalações e infraestruturas resilientes" e a Universidade Politécnica Nacional de Atenas (Grécia), na categoria "Preservação de ecossistemas baseada em soluções naturais".

A instituição destes prémios resulta de uma iniciativa promovida pela Agência Francesa para a Transição Ecológica (ADEME), em parceria com a União para o Mediterrâneo (UfM) e o Plan Bleu do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP).
 
 
Mais informações em www.aml.pt