EcoPontas e PapaChicletes estão quase a chegar à cidade da Amadora!

A distribuição destes equipamentos pelas ruas da Amadora é o resultado de uma proposta vencedora do Orçamento Participativo 2020. O objetivo é evitar que as beatas dos cigarros ou as pastilhas elásticas sejam atiradas ao chão, contribuindo desta forma para alterar comportamentos e promover a sustentabilidade das cidades.
A Câmara Municipal da Amadora irá colocar brevemente em toda a cidade, nos locais de maior aglomeração de pessoas, pontos de recolha de pontas de cigarros e de pastilhas elásticas.

Os EcoPontas e PapaChicletes resultam de um projeto desenvolvido pelo Laboratório da Paisagem de Guimarães – Projecto EcoPontas & PapaChicletes - Redução e Valorização de Resíduos (Prémio Inovação Social Green Project Awards – Sociedade Ponto Verde em 2016).

Com a recolha destes produtos, a Câmara Municipal da Amadora, em colaboração com as empresas da especialidade, irá proceder à reutilização destes resíduos, dando origem a novos materiais como os tijolos usados na construção civil ou novos produtos de apoio à comunidade.

Vamos dar uma segunda vida às pontas de cigarros e às pastilhas!!