Mapa do Site

35,3 toneladas de lixo eletrónico recolhido na Amadora em 2025

 

Em 2025, foram recolhidas 35,3 toneladas de lixo eletrónico no concelho da Amadora, fruto da implementação do projeto Recolha Porta-a-Porta da Electrão.
Estes resultados refletem de forma clara o empenho, a dedicação e o trabalho consistente desenvolvidos ao longo de todo o ano no município, com vista à proteção ambiental.
No ano passado, foram efetuadas, diretamente da casa dos munícipes, um total de 497 recolhas de equipamentos eletrónicos fora de uso.

De referir que, em 2025, este projeto alcançou, a nível nacional, um total de 613,3 toneladas recolhidas, correspondentes a 8.280 recolhas realizadas em todo o país e recebeu, pela primeira vez, o Prémio Escolha Sustentável 2026 da Consumer Choice, na categoria de Serviço.

Este serviço, implementado na Amadora desde 2024, através de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal da Amadora e a associação Electrão, é totalmente gratuito para os munícipes e abrange todas as freguesias do concelho: Águas Livres, Alfragide, Encosta do Sol, Falagueira-Venda Nova, Mina de Água e Venteira.

Através da recolha destes resíduos, a autarquia procura preservar o Ambiente através da redução da poluição ambiental, com o encaminhamento de componentes nocivos para reciclagem em unidades especializadas.
A reciclagem destes equipamentos permite ainda a conservação de recursos naturais, reduzindo a necessidade de extração no subsolo de novos minerais valiosos.
Os resíduos elétricos contêm substâncias tóxicas, como mercúrio ou chumbo, que podem contaminar o solo e a água se não forem tratados corretamente. Por isso, entregar os equipamentos nos locais certos protege não só o ambiente, mas também a nossa saúde.

Como funciona a Recolha Porta-a-Porta da Electrão?
Para solicitar o serviço, o munícipe deve entrar em contacto com os serviços municipais através do número de telefone 214 369 040 e agendar a recolha.
A câmara articula o processo com o Electrão e, na data e horário combinados, a equipa do Electrão irá recolher o equipamento elétrico volumoso diretamente em casa do cidadão.

Para que possa usufruir do serviço, o munícipe deve ter para entrega, pelo menos, um equipamento elétrico de grandes dimensões, como um frigorífico ou uma máquina de lavar, mas no momento da recolha poderá aproveitar para entregar à equipa do Electrão outros equipamentos de menor dimensão, como telemóveis, lâmpadas ou pilhas e baterias usadas.

Saiba que:
- Cada equipamento tem valor ambiental, social e económico, que só se concretiza quando é devidamente reciclado.
- No mundo, todos os anos são descartadas cerca de 61 milhões de toneladas de resíduos elétricos, igual ao peso da Grande Muralha da China. Só 17% são corretamente encaminhados para reciclagem.
- 3 em cada 4 equipamentos elétricos usados são desviados da reciclagem. Só 4 em cada 10 grandes eletrodomésticos são corretamente enviados para a reciclagem.
- Cada pessoa no planeta produz 8 kg de resíduos elétricos por ano, mas só 17% são corretamente encaminhados para reciclagem.
Fonte: Electrão

Vamos mudar este paradigma!

Ajude-nos a reciclar os equipamentos eletrónicos.
Ligue 214 369 040 e agende a recolha do seu equipamento eletrónico volumoso fora de uso.

Estejam na cozinha ou na garagem, o Electrão leva-os para a reciclagem.

O não agendamento da recolha constitui contraordenação, de acordo com o Código Regulamentar do Município da Amadora.
Evite o pagamento de multas entre 500€ e 3740€.

Sobre o Electrão
O Electrão – Associação de Gestão de Resíduos é a entidade responsável por três dos principais sistemas de recolha e reciclagem de resíduos: embalagens, pilhas e equipamentos elétricos usados. Gere uma rede de recolha de equipamentos elétricos e pilhas usadas com mais de 11000 locais de recolha dispersos por todo o território nacional e é também responsável pela reciclagem de embalagens em todo o país. A sua principal missão é assegurar a reciclagem dos resíduos recolhidos, contribuindo para a minimização do impacto ambiental e para um reaproveitamento dos materiais que os constituem promovendo a economia circular. Desenvolve diversas campanhas de comunicação e sensibilização com o objetivo de promover uma maior consciencialização ambiental e uma mudança de comportamentos, de que se destacam o Quartel Electrão, a Escola Electrão, o TransforMAR e o Movimento Faz Pelo Planeta By Electrão.

 
 
11 cidades e comunidades sustentaveis 12 producao e consumo sustentaveis 13 acao climatica