O Município da Amadora e a Agenda 2030/Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

quadro ODS

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) é constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), 169 METAS e foi aprovada em setembro de 2015 por 193 países (membros), resultado do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo para criar um modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.

Os ODS sucedem aos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), alargando os desafios que devem ser abordados para erradicar a pobreza e abarcar um vasto leque de tópicos interrelacionados, nas dimensões económica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável.
Estes objetivos foram assumidos com o objetivo global de melhorar a qualidade de vida das Pessoas e do Planeta, e organizaram-se numa agenda global dividida em 5 grandes dimensões:
Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias, designados os 5 P’S.

Para que os ODS sejam alcançados, todos precisam fazer a sua parte: governos, setor privado, sociedade civil e todos os cidadãos, em todo o mundo. Espera-se que os governos assumam a responsabilidade e estabeleçam marcos, políticas e medidas nacionais para a implementação da Agenda 2030.
Os municípios há muito que se afirmaram como um dos principais atores do processo de desenvolvimento, sendo que a sua importância na prossecução da Agenda 2030 é determinante para o sucesso da mesma.
Para a concretização da Agenda 2030 sobre os ODS, é imperativo que as Autarquias Locais integrem estas metas nas suas tomadas de decisão, e que contribuam com a sua ação, para um futuro mais sustentável e inclusivo.
Importa assumir o compromisso de implementar/adaptar/mapear iniciativas municipais que abordam os 17 ODS.

O município da Amadora está consciente dos desafios atuais, e continuará a adotar, de forma transversal, um conjunto de medidas nas áreas da justiça social e climática, desenvolvimento sustentável, respeito pela diversidade cultural e economia inclusiva e, como tal, incorpora na estratégia local de governação, o desenvolvimento de medidas tendentes a atingir as metas previstas nos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, subscritos por Portugal, no âmbito da sua representação na Organização das Nações Unidas.

Um quadro que apela à responsabilidade partilhada de todos os atores, públicos e privados, de todos os Estados-membro da ONU, e é fruto do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo, com uma visão concertada e adotando um modelo de atuação global, indo ao encontro da erradicação da pobreza, promover o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.

Este compromisso de todos, também se torna um imperativo por via do valor simbólico do município da Amadora, que é indissociável aos valores de liberdade, democracia, solidariedade e desenvolvimento social sustentável e inclusivo, dada a nossa forte ligação ao 25 de abril, e aos seus generosos ideais.
O acompanhamento direto do grau de concretização dos Objetivos contribuirá, seguramente, para o reforço e adequação das nossas políticas de âmbito social, melhorando cada vez mais a qualidade do serviço que prestamos à nossa comunidade e dando ainda mais corpo e substância a um concelho mais próspero, mais justo no plano social, mais inclusivo e solidário.

Por nós e pelas gerações futuras, a Amadora está comprometida com os ODS!