O Município da Amadora manifesta publicamente o seu pesar pelo falecimento de Orlando de Almeida, primeiro Presidente desta Autarquia, desde a sua criação, em 1979, e à qual presidiu até às eleições de 1997.
Neste momento de luto e consternação, apresentamos as mais sentidas condolências à família e amigos.
Nascido na Amadora em 1943, formou-se em Engenharia Agrónoma pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, tendo trabalhado no Ministério da Agricultura.
Intrinsecamente ligado à criação do Município da Amadora, Orlando de Almeida foi, entre 1974 e 1976, presidente da Comissão Administrativa da Junta de Freguesia da Amadora da qual foi secretário a partir de 1977, na sequência das primeiras eleições autárquicas da democracia portuguesa. Foi ainda membro da Comissão Instaladora da Câmara Municipal da Amadora.
Orlando de Almeida foi, merecidamente, agraciado, por ocasião das comemorações do 35.º aniversário da cidade, em 2014, com a Chave de Ouro do Município.
O atual presidente da Câmara Municipal da Amadora, Vitor Ferreira, decretou, de acordo com o despacho nrº 58/P/2024 e ao abrigo do n.º 3 do artigo 35.º do Anexo I da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, três dias de Luto Municipal, a cumprir nos dias de 12 a 14 de agosto de 2024, para prestar a sentida e devida Homenagem a Orlando de Almeida, bem como a colocação a meia haste da bandeira do Município nos edifícios municipais, como forma de expressar o luto e o pesar de toda a população do concelho da Amadora.