Reunião do Conselho Municipal de Segurança com enfoque na videoproteção

Decorreu esta manhã, dia 24 de fevereiro de 2023, no Auditório Rogério Rodrigues, localizado na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, mais uma reunião do Conselho Municipal de Segurança, com a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto 1 | Aprovação da ata n.º 4 da reunião realizada em 08/06/2022;
Ponto 2 | Evolução dos níveis de criminalidade e de sinistralidade, bem como dos indicadores de segurança no Concelho da Amadora – Comandante da PSP, Intendente Pedro Franco;
Ponto 3 | Amadora resiliente e gestão operacional e logística de ocorrências no Concelho da Amadora – Comandante da Polícia Municipal da Amadora, Dr. Luís Carvalho.

Durante esta reunião foi possível apurar que, relativamente ao ano de 2022, houve um decréscimo nos números que dizem respeito à criminalidade violenta e grave, na Amadora, fruto de um trabalho de proatividade policial contínuo, implementado no terreno pelos agentes da Polícia de Segurança Pública.

Nesta reunião, a Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares, enalteceu, uma vez mais, o trabalho de todos os parceiros envolvidos neste conselho, nomeadamente a Polícia de Segurança Pública da Amadora, dando particular destaque à existência do sistema de videoproteção, que em muito tem contribuído para estes resultados positivos. A edil fez o ponto de situação relativamente à instalação das novas 38 câmaras, que entrarão em funcionamento a partir de julho deste ano, que irão complementar as já existentes e que permitirão a cobertura de todas as freguesias, com um total de 141 câmaras instaladas.
Deu, igualmente, conta de que estão a decorrer as diligências com o Governo para que, ainda este ano, se dê início à 3ª fase de alargamento deste sistema na cidade.
Recordou todos os esforços que têm sido envidados pelo Município, em parceria com o Ministério da Administração Interna e os Serviços Sociais da PSP, no sentido de proporcionar cada vez melhores condições para os agentes desta força policial, nomeadamente através da cedência de terrenos para construção de alojamento destinado a agentes deslocados da sua residência, bem como o início da reabilitação das esquadras da PSP da Mina e da Reboleira, previsto para este ano.
Carla Tavares relembrou ainda a recente tomada de posse dos novos agentes da Polícia Municipal que vêm reforçar o atual contingente, garantindo que o aumento do número de efetivos é um processo para dar continuidade.
Todos este esforços e investimentos têm o objetivo de garantir cada vez mais e melhor segurança na cidade, tendo em vista o bem-estar da população.

Sobre o Conselho Municipal de Segurança
O Conselho Municipal da Amadora é uma entidade de âmbito municipal, com funções de natureza consultiva, que visa promover a articulação, a troca de informação e a cooperação, entre entidades que, na área do Município da Amadora, têm intervenção ou estão envolvidas na prevenção e na garantia da inserção social e da segurança e tranquilidade das populações.

iconpdf Regulamento do Conselho Municipal de Segurança da Amadora