Mapa do Site

Comportamentos aditivos e dependências

 

Diagnóstico sobre Dependência de Substâncias Psicoativas no Município da Amadora

No âmbito da intervenção da autarquia junto de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (PSSA) e de acordo com o Núcleo de Planeamento e Intervenção com Sem-Abrigo (NPISA), o consumo de substâncias psicoativas é uma das principais problemáticas inerentes aos utentes acompanhados.

No sentido de conhecer de forma científica e aprofundada os contornos deste fenómeno, para a criação de respostas adequadas às reais necessidades, foi elaborado o diagnóstico sobre Dependência de Substâncias Psicoativas no Município da Amadora.

Consulte aqui o documento.

 

Troca de material de consumo

A troca de material de consumo integra-se numa estratégia que contribui para que os utilizadores de drogas acedam a programas de tratamento da dependência e a programas de redução de riscos e minimização de danos.

Esta intervenção é dinamizada pelo Programa Troca de Seringas (PTS) “Diz não a uma seringa em Segunda Mão”, através de uma equipa de rua constituída por técnicos da VITAE – Associação Solidariedade e Desenvolvimento Internacional e da Associação Ares do Pinhal (contacto: 939 006 030) .

A Associação Crescer também realiza, no âmbito do protocolo com a autarquia, a troca de material de consumo (contacto: 965 063 318).