Mapa do Site

Diagnóstico da Área da Deficiência e Incapacidade do Concelho da Amadora

 

O Diagnóstico que se apresenta é parte integrante de um processo de planeamento da intervenção e desenvolvimento social de âmbito concelhio desencadeado pela Rede Social da Amadora. Destaca-se o carácter pioneiro deste processo de diagnóstico a nível nacional, ao procurar sistematizar dados específicos na área da deficiência e incapacidade e autonomizá-los de um processo de diagnóstico social mais amplo.

Este diagnóstico constitui-se, assim, como um instrumento de planeamento, partindo de um conhecimento mais aprofundado e abrangente da realidade das pessoas com Deficiência e/ou Incapacidade que residem no Concelho da Amadora. Um diagnóstico social é, pela sua natureza dinâmica, um documento que não encerra um processo, mas antes é desencadeador de outros, devendo estar permanentemente aberto a novos contributos e atualizações, com vista a uma atuação eficaz face à realidade do território. Não obstante, perante os principais constrangimentos e vulnerabilidades do território, em particular da população com deficiência e/ou incapacidade, torna-se relevante produzir, periodicamente, “pontos de situação” que diagnostiquem e materializem os processos de levantamento de problemas e necessidades. O presente documento constitui, precisamente, a concretização deste processo.

A abordagem metodológica utilizada valorizou a experiência daqueles que mais próximo estão dos problemas e que os vivem (pessoas com deficiência e incapacidade e famílias), assim como das instituições locais e os seus técnicos/as, num processo assente em métodos participativos que permitiram a recolha das perceções de diferentes atores chave, e no cruzamento desta informação com um leque alargado de indicadores recolhidos junto de entidades de referência, bem como de fontes oficiais (Instituto Nacional de Estatística ou outros órgãos da administração pública). Neste processo é de destacar a dificuldade de caracterizar a população com deficiência quanto ao tipo e grau de deficiência, devido à alteração da abordagem sobre Deficiência e Incapacidade a partir do processo censitário de 2011.

Com este documento pretende-se que o Município da Amadora e as entidades parceiras da Rede Social da Amadora passem a ter: i) um diagnóstico que permita um conhecimento mais profundo da realidade da população com deficiência ou incapacidade do Concelho, resultado da reflexão e participação dos stakeholders locais e onde todos se revejam; ii) um instrumento de suporte ao planeamento futuro, que proporcione clareza estratégica quanto à intervenção a seguir para uma resposta mais adequada às necessidades deste grupo populacional; iii) um instrumento que possa servir de referência a todas as entidades que direta, ou indiretamente, desenvolvem a sua ação nesta área e que permita potenciar e maximizar o aproveitamento das oportunidades de financiamento e apoio para projetos/candidaturas a programas/medidas e respostas nesta área. 
 
 

Endereço:

Praceta Carolina Simões – Venteira - 2700-165 Amadora
 

Telefones:

+351 214 369 053