4.ª edição do Projeto "Do Maior para o Mais Pequeno" foi um sucesso

No dia 31 de outubro realizou-se, no auditório Amadora Inova, o II encontro "A importância dos Avós para o Desenvolvimento das Crianças", que contou com as presenças da Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares, e do Presidente do Conselho de Administração do Hospital Fernando da Fonseca, Luís Gouveia.

Esta iniciativa assinalou o encerramento da 4ª edição (2022/2023) do projeto "Do Maior para o Mais Pequeno", integrado no Programa AmaSénior Viva+.

O projeto "Do Maior para o Mais Pequeno" surgiu na sequência do desafio lançado à autarquia pela atriz Carla Chambel, após esta ter constatado a importância e necessidade que estes artigos de puericultura representam para os recém-nascidos e suas mães, e tem como principal objetivo estreitar laços entre a população sénior residente no município e o Serviço de Neonatologia do HFF.

No âmbito deste projeto, são confecionados pelos seniores produtos artesanais, como almofadas de amamentação, capas de incubadoras, ninhos para prematuros, mantas, gorros e botinhas e outros artigos, relevantes para o hospital, bebés e mães.

Na sua 4ª edição, o projeto conta atualmente com oito instituições ativas, sendo estas: Associação Casal Popular da Damaia, CERCIAMA, Centro Social e Paroquial de São Brás, Junta de Freguesia de Águas Livres (Oficina das Artes), Junta de Freguesia da Encosta do Sol-Centro Paroquial de Alfornelos, Junta de Freguesia da Falagueira-Venda Nova, Junta de Freguesia de Mina de Água e Sociedade Filarmónica de Apoio Social e Recreio Artístico da Amadora (SFRAA) - Quinta de São Miguel.

O Programa AmaSénior Viva+ é um programa de caráter ocupacional, dirigido a todos os munícipes do concelho, com idade igual ou superior a 55 anos. Promovido pela autarquia em parceria com instituições locais, inclui ateliês ocupacionais, cursos teóricos e atividades físicas diversas.

A realização do encontro "A importância dos Avós para o Desenvolvimento das Crianças", durante o qual foi realizada a entrega simbólica dos produtos executados e entregues os diplomas aos participantes no projeto, teve como objetivos reconhecer o trabalho desenvolvido por todos os seniores e associações parceiras, bem como ampliar a divulgação desta iniciativa, como forma de potenciar a adesão de mais instituições, aumentando o número de voluntários e perspetivando a sua continuidade, lançando sementes para uma nova edição.

11 cidades e comunidades sustentaveis