Outubro | Comemorações da População Maior | Autarquia promove atividades para seniores

Outubro é o mês da População Maior!

O Dia Internacional das Pessoas Idosas comemora-se no dia 1 de outubro e a Amadora prepara a efeméride com um conjunto de atividades que decorrem ao longo de todo o mês dirigidas a este grupo populacional, que representa 22,2% da população residente (Censos 2021).

Além do tradicional almoço convívio, os seniores da cidade podem ainda assistir a espetáculos de Fado (com Beatriz Felício) e Teatro (comédia com José Raposo), visitar o 34.º Amadora BD e a Exposição “Envelhecer bem na cidade”, bem como outras atividades que visam a promoção do envelhecimento ativo.

Estas atividades pretendem sensibilizar toda a população para as questões específicas deste grupo etário, dinamizar o intercâmbio e a troca de informação entre as instituições do concelho, desenvolver ações que estimulem a criatividade e o bem-estar dos seniores, bem como a promoção de ações solidárias.
As atividades definidas vão ao encontro das principais prioridades de intervenção inscritas no Plano Estratégico para o Envelhecimento Sustentável da Amadora 2016-2025, que define como eixos prioritários: Eixo 1 – cuidados básicos, subsistência e suporte à vida, Eixo 2 – inclusão na comunidade, Eixo 3 – participação socioeconómica e cívica, aprendizagem ao longo da vida e fruição cultural e Eixo 4 – qualificação das organizações e responsabilidade social.

Este programa é organizado pela Câmara Municipal da Amadora, em parceria com as Juntas de Freguesia do Município, a Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos da Brandoa, e a Associação Olhar com Saber.

Inscrições nas Juntas de Freguesia, com exceção das seguintes inscrições:
- Seniores da Encosta do Sol - Inscrições no almoço convívio de 10 de outubro são feitas na Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos da Brandoa (Rua Luis Vaz de Camões – Fórum Luis de Camões – Espaço 1, 2650-197 Amadora) | Tel: 214 741 127
- Seniores da Mina de Água - Inscrições no almoço convívio de 10 de outubro e peça de teatro de 19 de outubro são feitas na Associação Olhar com Saber (Av. General Humberto Delgado, 6 A, 2700-416 Amadora) | Tel: 214926236

Informações:
CMA | Divisão de Intervenção Social | Telefone: 800 207 632 (número gratuito)

Atenta às necessidades específicas destes munícipes, a Câmara Municipal da Amadora desenvolve vários projetos e serviços dirigidos à População Maior.
Conheça-os aqui!

Clique na imagem para aceder ao Programa das Comemorações da População Maior

Comempopidoso 23

iconpdf Programa das instituições da cidade | Comemoração do mês da População Maior