Mapa do Site


todos   atividades   desporto   encontros   espetáculos   exposições   infantojuvenil   outros  

Descrição

No âmbito do Dia Internacional dos Museus, tem lugar no Núcleo Monográfico da Necrópole de Carenque no próximo dia 21 de maio, uma Recriação histórica, em parceria com a ARQA – Associação de Arqueologia da Amadora.

Viaje até ao período Pré-Histórico. A caça, o talhe de pedra, a tecelagem, a produção de objetos em barro são algumas das atividades que miúdos e graúdos poderão experienciar.

PROGRAMA:
10h00 – Início do processo de cozedura em fogueira tipo “soenga” de cerâmicas elaboradas no âmbito do workshop de cerâmica pré-histórica do Clã de Carenque (implementado por membros do Clã, aberto para visita ao público).
11h00/14h00/15h00/16h00 – Visita à exposição interpretativa deste Monumento Nacional e apresentação dos membros do Clã de Carenque e do seu contexto histórico. Visita à Necrópole.
12h00 – Preparação de Almoço Pré-Histórico (destinado aos membros do Clã e a número limitado de participantes mediante inscrição prévia, aberto para visita ao público).
14h30 – Ateliês interativos de cerâmica, calçado pré-histórico, caça, agricultura, elaboração de adereços funerários, entre outros, a decorrer em simultâneo e onde o público pode participar e experimentar.
15h30 – Apresentação sobre técnicas de elaboração de calçado pré-histórico. Demonstrações sobre o aproveitamento dos produtos secundários dos animais, nomeadamente da fibra animal para tecelagem e do leite e derivados.
16h30 – Recriação de ritual funerário numa das três Grutas Artificiais da Necrópole.
17h00 – Abertura da fogueira tipo “soenga” para observação dos resultados da cozedura das cerâmicas do workshop.
18h00 – Fim da Recriação Histórica.

Destina-se a famílias e participantes individuais
Não necessita inscrição

Núcleo Monográfico da Necrópole de Carenque
Serra das Brancas, Topo da Av. Luis de Sá
Telefone: 214 369 090

Recriação ao ar livre, condicionada pelas condições climatéricas, podendo o programa sofrer eventuais alterações. Serão adotadas as medidas sanitárias em vigor à data.

Local

Maior Menor

Detalhes

Início:21/05/2022 10:00
Fim:21/05/2022 18:00