Parque Delfim Guimarães

Este Jardim/Parque foi inaugurado pelo então Presidente da República, General Óscar Carmona, em 27 de julho de 1937.
O nome foi-lhe atribuído em homenagem ao poeta Delfim de Guimarães.

Com uma área com cerca de 1 ha, este jardim apresenta um desenho de conjunto equilibrado com uma pérgola central e boa arborização, o que o torna um espaço de lazer bastante aprazível.

A imagem atual deste jardim constitui o resultado do conjunto de obras de beneficiação efetuadas em 1996/97, que mantiveram o desenho original daquele espaço verde.

Esta remodelação contemplou o melhoramento dos pavimentos, a automatização da rede de rega, a reformulação do parque infantil, e a colocação de novo mobiliário urbano destinado às diversas faixas etárias da população. Foram ainda pavimentados com calçada “à portuguesa” os dois arruamentos a nascente e a poente do parque, que foram fechados ao trânsito automóvel.

Do ponto de vista das acessibilidades, o Parque Delfim Guimarães localiza-se no centro da cidade da Amadora, na freguesia da Venteira, próximo da estação de comboios, da paragem de autocarros e de uma praça de táxis.

Aqui realizam-se anualmente a Feira do Livro da Amadora, a FEIRARTE e a Venda de Natal, eventos que estimulam a vida da cidade e aproximam os cidadãos da Amadora.

A entidade responsável pelo jardim é a Câmara Municipal da Amadora, assim como pelo parque infantil, em parceria com a Junta de Freguesia da Venteira.

Em 2009 o parque infantil foi ampliado e requalificado com vista a melhorar as condições de utilização e de acessibilidade, através da implementação de uma rampa de acesso permitindo o acesso a todos os utentes.
O parque infantil, com uma área de 1.300 m2, está equipado com três escorregas em talude, torre com escorrega, baloiços, molas, equipamentos rotativos e painéis com jogos acessíveis a crianças com mobilidade reduzida.

O parque é de entrada livre a todos os utentes.