Parque Aventura

O Parque Aventura foi concluído em setembro de 2005. Ocupa uma zona urbana na envolvente da Ribeira da Falagueira, anteriormente muito descaracterizada e desqualificada.

Situa-se na confluência de 2 Freguesias: Mina de Água e Falagueira-Venda Nova.

Com uma área de cerca de 5 ha, o Parque Aventura inclui zonas verdes pedonais e cicláveis e elementos do património arquitetónico valorizadores daquele espaço: uma Casa Rural da Ordem de Malta, uma ponte e um caneiro da mesma época (séc. XVI), um troço do Aqueduto de São Brás, subsidiário do Aqueduto das Águas Livres, e construções associadas (mãe de água, respiradouros e desaguador).
A Ribeira da Falagueira corre em toda a extensão do Parque.

Os desportos aventura são o tema do Parque, que inclui diversos equipamentos, nomeadamente uma biblioteca, um circuito de mini-golfe, uma escola de trânsito para as crianças e diversos parques infantis de grandes dimensões, com torres com escorregas, torres para trepar, molas e baloiços. Há ainda diversas zonas de estadia, fontes e cascatas.

Para potenciar os efeitos da vegetação do Parque, foi instalado um sistema de iluminação direta e colorida, que realça as suas características próprias, permitindo, com efeitos de luz/sombra/cor, criar um ambiente diferente no parque durante a noite.

Este parque foi requalificado no âmbito do Orçamento Participativo de 2012, através da instalação de um circuito de manutenção composto por 7 equipamentos, ao longo da pista de caminhada.

Estrada da Serra da Mira, Falagueira-Venda Nova.