Recorde de 3.300 atletas na Amadora
Alexandre Figueiredo (Sport Lisboa e Benfica) e Laura Taborda (SC Braga) foram os vencedores nos 50 anos da São Silvestre da Amadora, prova realizada na tarde do último dia do ano. Os dois atletas foram os mais rápidos no evento que estabeleceu o novo recorde de inscritos: 3.300 atletas nos 10 km e na corrida das crianças.
A prova masculina foi bastante discutida, com Alexandre Figueiredo, Moussaab Haboul, João Santos e Ruben Amaral a destacarem-se desde o início. O atleta do Sport Lisboa e Benfica destacou-se depois da Subida dos Comandos, conseguindo ganhar alguma distância sobre os mais diretos adversários e assim estrear-se como vencedor da São Silvestre da Amadora, com o tempo de 29’05”. Moussaab Haboul foi segundo classificado com 29’13” e João Santos (Sporting Clube de Portugal) ficou na terceira posição (29’48”).
Em femininos, Laura Taborda (SC Braga), Mariana Vargem (Sport Lisboa e Benfica) e Ana Mafalda Ferreira (Sporting Clube de Portugal) discutiram os lugares do pódio, com a atleta bracarense a ser mais feliz, com o triunfo na Amadora (33’42”). Mariana Vargem ficou na segunda posição (33’59”) e Ana Mafalda Ferreira na terceira (34’24”). Resultados completos em saosilvestredaamadora.pt
A animação nas ruas da cidade amadorense começou com a corrida das crianças, promovendo a prática desportiva entre os mais novos (nascidos entre 2012 e 2020). O desfile de carros clássicos e motociclos manteve a tradição e realizou-se antes da corrida de 10 km.
Com organização da Câmara Municipal da Amadora, a São Silvestre da Amadora tem o apoio do Hospital Lusíadas Amadora, Junta de Freguesia Falagueira Venda Nova, Junta de Freguesia Venteira, Junta de Freguesia Mina de Água, Stellantis, Vitalis, Dr. Bayard, UBBO, Antena 1, Clube 2cv/Dyane Portugal, Moto Clube Manjericos de Alfornelos, Pastelaria Ninfa e Pastelaria Mina da Poncha e organização técnica da HMS Sports.
