Mapa do Site

25 de Abril celebrado fora de portas na 3.ª fase da Campanha de Outdoors de BD

Cristina Sampaio, Susa Monteiro, Marta Nunes, Eduarda Lima e Filipa Beleza foram convidadas para ilustrar a 3.ª fase da Campanha de Outdoors de BD, inserida nas comemorações do 49.º aniversário do 25 de abril na cidade da Amadora.

O Município desafiou as autoras a criarem ilustrações originais para vários outdoors espalhados pelo concelho, numa iniciativa que pretende celebrar esta data marcante da história e cultura portuguesas, não fosse este o primeiro Município criado após o 25 de Abril de 1974.

A celebração desta data na cidade e nos seus espaços públicos pretende convidar a comunidade a interagir com as diferentes propostas artísticas e recordar os princípios subjacentes ao 25 de Abril de 1974, onde frases como “25 de Abril sempre!”, de Jorge Sampaio, representam, simbolicamente, a consagração da democracia e da liberdade.

Com cerca de 7363 habitantes por km² e 110 nacionalidades, o Município tem procurado investir na expressão e divulgação artísticas, através de um conjunto de ações ao longo do ano, que contribuem para afirmar a cidade e a sua diversidade no panorama artístico-cultural.

Em 2020, o Município iniciou uma campanha de sensibilização contra a propagação do vírus covid-19, através da banda desenhada e da ilustração, com a criação de outdoors que ilustraram as principais medidas de prevenção contra o contágio por este vírus. Até à data, participaram neste projeto autores como Nuno Saraiva, Luís Louro, José Ruy, Joana Afonso, Marta Teives, André Carrilho, Filipe Abranches, Rita Alfaiate, André Caetano ou Vasco Gargalo.