Concertos ao ar livre gratuitos
Expensive Soul | Bárbara Bandeira | Diogo Piçarra | Tony Carreira | Orquestra Ligeira do Exército | The Lucky Duckies
No âmbito do 46.º aniversário do município, o Amadora em Festa 2025 reúne, de 4 a 14 de setembro, um conjunto de iniciativas que contemplam, entre outros, espetáculos de música e de dança, a Festa do Livro, exposições, arte urbana, concertos ao ar livre, eventos desportivos e atividades promovidas pelo Movimento Associativo, bem como a Sessão Solene comemorativa da efeméride.
Durante três dias, os concertos de rua regressam ao Palco Cidade/Parque Central, com os Expensive Soul e Bárbara Bandeira (12 de setembro), Diogo Piçarra e Tony Carreira (13 de setembro) e a Orquestra Ligeira do Exército e The Lucky Duckies (14 de setembro). A entrada é livre.
Dias 13 e 14 de setembro, realizam-se no Cineteatro D. João V dois espetáculos de música com a Nina Toc Toc.
Ao nível da dança, o Espaço Fernando Relvas (Recreios da Amadora) vai receber uma reposição do espetáculo “Gate 57”, pela Quorum Dance Company, no dia 4 de setembro.
A 11.ª edição do projeto “Conversas na Rua” traz à cidade mais intervenções de arte pública mural, em articulação com o património e a paisagem urbana (25 de agosto a 5 de setembro, em diversas ruas da cidade). Na mesma temática, realiza-se também uma exposição de Arte Urbana, no Espaço Delfim Guimarães.
As exposições continuam com a mostra “O Bestiário ou Cortejo de Orfeu – Esculturas de João Limpinho (1947-2015)”, patente de 4 de setembro a 12 de outubro, na Galeria Municipal Artur Bual, e a exposição “Roque Gameiro. «Modelos Vivos da Lisboa Velha»”, na Casa Roque Gameiro, de 11 de setembro a 19 de julho de 2026. Este espaço municipal acolhe ainda, no dia 13 de setembro, dois workshops.
No dia 11 de setembro - feriado municipal -, a par do Hastear da Bandeira e da Sessão Solene Comemorativa do 46.º Aniversário do Município, a ter lugar em frente aos Paços do Concelho, decorrerá o evento “Toca quem Quer”, composto por um conjunto de animações musicais, nas Estações da CP da Amadora e da Reboleira e na estação de Metro de Alfornelos.
Do Amadora em Festa 2025 consta ainda o I Festival da Cerveja (4 a 7 de setembro, no Parque da Liberdade), a X Festa do Livro (12 a 14 de setembro, na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos), o II Festival “É UM ENCONTRO” (12 a 14 de setembro, no Parque Central e Mercado Municipal da Mina de Água) e iniciativas no âmbito da 2.ª edição do CulturArte.pt.
O Festival de Folclore, o Festival de Bandas Filarmónicas e o Dia do Alentejo, atividades organizadas pelo Movimento Associativo, estão previstas para os dias 6, 7 e 13 de setembro, respetivamente.
Em matéria desportiva, realiza-se o Amadora Ativa (durante todo o mês de setembro, em diversos jardins e espaços públicos da cidade), bem como o 2.º Open Cidade da Amadora (6 a 8 de setembro) e o Torneio de Ténis Cidade da Amadora (13 e 14 de setembro), ambos no Complexo de Ténis da Amadora, além do Vitalsport Decathlon (6 e 7 de setembro). O Asa Classic Race (21 de setembro) e o VI Aquatlo da Amadora (27 de setembro), são outras das iniciativas desportivas integradas nestas comemorações.
Mais informações sobre o Amadora em Festa 2025 em https://amadoraemfesta.pt/2025/.
Informamos que nos dias dos concertos de rua - dias 12, 13 e 14 de setembro -, no Palco Cidade/Parque Central, é necessário condicionar o trânsito nas imediações, pelo que estarão encerradas ao trânsito algumas artérias (a divulgar oportunamente).
Podem também ser utilizados os transportes públicos para aceder ao local dos concertos, estando a Estação da CP Amadora situada próximo do Parque Central.
A apresentação pública do programa do Amadora em Festa 2025, teve lugar no dia 17 de julho, nos Recreios da Amadora, e contou com a presença de alguns artistas participantes, nomeadamente Tony Carreira, Diogo Piçarra, The Lucky Duckies, Nina Toc Toc, representantes do Festival “É UM ENCONTRO”, Odeith - artista participante na 11.ª edição do projeto “Conversas na Rua” -, Daniel Cardoso - diretor artístico do Quorum Dance Company -, e representantes do movimento associativo da cidade, responsáveis por eventos que integram o Amadora em Festa 2025.
Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)