Visão, Missão e Valores

Visão, Missão, Valores da Câmara Municipal

A Câmara Municipal da Amadora exerce o mandato que lhe foi conferido pelos cidadãos no quadro de uma estratégia global clara e coerente de qualificação do quadro de vida das pessoas e das condições de desempenho das empresas e dos atores económicos.

Missão
A Câmara Municipal da Amadora tem como missão planear, organizar e executar as politicas municipais nos domínios urbanístico e do espaço público, da intervenção social e comunitária, da educação, ambiente, cultura e desporto, prestando serviços aos cidadãos.

Visão
A Câmara Municipal da Amadora cumpre a sua missão com o propósito de construir uma cidade centrada nas pessoas, fazendo da Amadora um referencial na área da coesão e inclusão social, mas também uma cidade preparada para ganhar os desafios da competitividade, da inovação e da modernidade, no quadro de um desenvolvimento sustentável.

Valores
Para prosseguir esta visão, a CMA pauta a sua atuação pelo seguinte quadro de valores:

1) Inclusão
A principal riqueza da Amadora é a população, na sua diversidade étnica, cultural, religiosa, de género, de idade. A Amadora valoriza a diferença como fonte de criatividade, inovação e competitividade. É esta diversidade que pode constituir-se como um fator de inovação nas políticas sociais, educativas e culturais, através da eliminação de barreiras à igualdade de oportunidades no acesso a padrões dignos de qualidade de vida para todos.

2) Coesão territorial
A Amadora pretende desenvolver o seu território, adotando políticas de ordenamento, planeamento e gestão territoriais coerentes e sustentadas. Dotado de uma rede de acessibilidades privilegiada à escala regional e nacional, o território do município deve constituir-se como fator de competitividade, atraindo empresas com capacidade de geração de emprego e riqueza. A revitalização de áreas estratégicas da cidade, a promoção da reabilitação urbana e a qualificação do quadro de vida das pessoas e das condições de desempenho das empresas e dos atores económicos emergem como um referencial central da ação municipal.

3) Sustentabilidade ambiental
A Amadora defende uma gestão dos recursos em obediência aos princípios da Agenda 21 Local, assumindo como central a sua responsabilidade para com as gerações futuras. No quadro da dinamização de processos de responsabilização social das empresas e das pessoas, a Câmara pretende estimular as práticas amigas do ambiente nos domínios da valorização dos resíduos urbanos, da eficiência energética e da utilização das fontes de energia alternativas.

4) Qualidade
A Amadora adota uma gestão orientada para o cidadão, empenhando-se em melhorar continuamente o serviço prestado. O objetivo é superar as necessidades e expectativas dos cidadãos, simplificando a vida às pessoas, às organizações e aos agentes económicos. Para tal, investe na modernização dos serviços municipais, nas suas vertentes humana, organizacional e tecnológica.

5) Eficiência
A Amadora propõe-se cumprir as suas responsabilidades e a alcançar os seus objetivos gerindo de forma correta os recursos disponíveis. Assume como preocupações centrais o controlo da despesa pública, no quadro de uma gestão por resultados e do aumento da produtividade dos serviços.

6) Transparência
A Amadora adota uma gestão aberta, com processos transparentes e relações de reporte (accountability) claras e operativas. Empenha-se em informar e prestar contas da sua atividade, monitorizar e avaliar o seu desempenho e submeter-se à apreciação externa, das entidades fiscalizadoras e dos cidadãos.

7) Participação
Para construir bons indicadores de desenvolvimento humano, a Amadora aposta na mobilização de todos os segmentos da sociedade, numa lógica de democracia participativa. Promove e acolhe a constituição de parcerias com atores públicos e privados e defende o trabalho conjunto em redes colaborativas que permitam rentabilizar recursos e otimizar resultados.