Amadora juntou responsáveis, técnicos e associações para debater novas leis de proteção animal

O debate subordinado ao tema Direito e Bem-Estar Animal, promovido pela Câmara Municipal da Amadora no dia 12 de abril, juntou nos Recreios da Amadora médicos veterinários, responsáveis municipais e associações de defesa animal, vindos de diversos locais do país. O objetivo era debater em conjunto a nova legislação de defesa e promoção dos direitos dos animais, bem como as competências e recursos dos Centros de Recolha Oficiais Municipais.

Estiveram presentes, como oradores, a Chefe da Divisão de Bem-Estar Animal da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, Dra. Maria Jorge Correia, o Vice-Presidente do Conselho Profissional e Deontológico da Ordem dos Médicos Veterinários, Professor Doutor Manuel Sant'Ana, o Comandante da Divisão da PSP da Amadora, Subintendente António Resende da Silva, o Procurador da República, Dr. Hélder Cordeiro e a Presidente da Liga Portuguesa dos Direitos do Animal, Maria do Céu Sampaio.

Na sessão de abertura, a Presidente da Câmara Municipal da Amadora destacou a importância da nova legislação, mas não deixou de salientar a necessidade de "tempo de aprendizagem, para a poder cumprir", até porque "as realidades podem ser distintas, consoante a localização e caracterização dos vários concelhos". Para Carla Tavares , o bem-estar dos animais "além de uma preocupação, é um grande desafio para todos e, para isso, Câmara e associações devem trabalhar em conjunto".