Intervenção com pessoas em situação de sem abrigo

LOGO NPISA arte final

A intervenção realizada pela Câmara Municipal da Amadora com Pessoas em Situação de Sem Abrigo (PSSA) integra-se no âmbito do Projeto Passa a Palavra, desenvolvido em parceria com a Associação CRESCER. Enquadra-se no Núcleo de Planeamento e Intervenção com Sem-Abrigo (NPISA) da Amadora, constituído por um conjunto de parceiros cuja sinergia complementa a intervenção e cujos princípios, eixos e objetivos estão definidos na Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo(ENIPSSA).

A operacionalização da intervenção no município envolve 2 respostas:

EQUIPA TÉCNICA DE RUA – Tem como principal objetivo aproximar a equipa técnica às PSSA, através de uma primeira abordagem nos seus locais de permanência e/ou pernoita. Pretende-se estabelecer um primeiro contacto, identificar as principais necessidades, informar sobre as respostas existentes no concelho e motivá-las para a adesão a atendimento e acompanhamento social. A Equipa Técnica de Rua dinamizada pela Associação CRESCER atua de acordo com uma filosofia de Redução de Riscos e Minimização de Danos, distribuindo material asséptico para consumo e material contracetivo, realizando rastreios de doenças infetocontagiosas e ações de informação em contexto de rua, bem como recolhendo material de consumo na via pública.

2.ª a 6.ª Feira - das 14h00 às 18h00
2.ª Feira- Freguesia de Águas Livres + Alfragide
3.ª Feira- Freguesia de Águas Livres + Venteira
4.ª Feira- Freguesia de Águas Livres + Mina de Água
5.ª Feira- Freguesia de Águas Livres + Falagueira + Encosta do Sol
6.ª Feira- Freguesia de Águas Livres + Venteira

ESPAÇO ÍMPAR – Constitui um local privilegiado para a intervenção com este grupo da população, garantindo a satisfação de necessidades básicas, nomeadamente ao nível da higiene pessoal e da alimentação. Disponibiliza também atendimento e acompanhamento social e psicológico, serviço de lavandaria, apoio na procura de emprego, uma sala polivalente para o desenvolvimento de atividades diversas, bem como um espaço de lazer com acesso a internet.

Horário: Dias úteis - 09h00 às 17h00
Local: Praça José Cardoso Pires, nºs 1 e 2, Casal do Silva, Falagueira-Venda Nova

Para sinalizar uma Pessoa em Situação de Sem Abrigo seguir o seguinte procedimento:
Preencher a ficha de sinalização disponível no link abaixo e encaminhá-la à Divisão de Intervenção Social através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Contacto alternativo: 800 207 632 (linha gratuita)