Mapa do Site

A importância da Saúde Psicológica no Trabalho

Todos temos um papel a desempenhar para construir locais de trabalho com Saúde Psicológica. Aprenda a gerir da melhor forma o stresse do dia-a-dia, as suas emoções, expetativas, pensamentos e comportamentos.
No âmbito do protoloco estabelecido no dia 19 de maio de 2021, entre a Câmara Municipal da Amadora e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), com o objetivo de promover a literacia em saúde psicológica e o bem-estar da população, iremos aqui abordar nas próximas semanas, algumas temáticas relacionadas com a saúde mental, recorrendo ao portal da OPP, eu sinto.me, que reúne informação e recursos sobre Saúde Psicológica e Bem-estar, baseados em evidências científicas da Psicologia, atualizados, fidedignos, gratuitos e acessíveis a todos (crianças, jovens, adultos e cidadãos seniores).

Esta semana falamos de Saúde Psicológica no Trabalho.
 
A Saúde Psicológica corresponde a um estado de bem-estar que permite às pessoas realizar as suas capacidades e potencial, lidar com o stresse normal do dia-a-dia e trabalhar produtivamente.

Um Local de Trabalho Saudável é aquele em que todos os membros da organização (empregadores, gestores e trabalhadores) cooperam para o melhoramento contínuo da saúde, da segurança e do bem-estar.

Todos temos um papel a desempenhar para construir locais de trabalho com Saúde Psicológica.

Aprenda a gerir da melhor forma o stresse do dia-a-dia, as suas emoções, expetativas, pensamentos e comportamentos.

Utilize esta Checklist para refletir sobre como se tem sentido nas últimas duas semanas. Responda, o mais sinceramente possível e com base na sua experiência pessoal.

Sempre que se estiver a sentir pouco produtivo, ansioso ou sobrecarregado, faça uma pausa. Respire fundo, faça exercício físico, ligue a um amigo e só depois regresse ao trabalho. Se um colega se sente assim, convide-o para fazerem uma pausa em conjunto. Encoraje-o a envolver-se em atividades sociais.
 
 
Perguntas e respostas sobre o Burnout

O burnout ou síndrome de esgotamento profissional é um tipo específico de stresse ocupacional, ou seja, de stresse provocado pelo trabalho. Caracteriza-se, sobretudo, pela exaustão emocional e pela diminuição do envolvimento pessoal no trabalho.

Como sei se estou numa situação de Burnout?

Quando experienciamos uma situação de burnout, que não acontece de um dia para o outro, antes decorre de um processo de desenvolvimento de sintomas, podemos sentir:
 
1. Exaustão emocional (esvaziamento emocional, desgaste da nossa empatia e diminuição da compaixão pelo outro);
2. Menor realização profissional (avaliamo-nos de forma mais negativa, tal como avaliamos como mais negativa a nossa situação no trabalho e a forma como o estamos a realizar);
3. Menor motivação, propósito e envolvimento/dedicação ao nosso trabalho;
4. Sintomas físicos (como maior fadiga, dores musculares e/ou enxaquecas, alterações ao sono ou nos níveis de tensão arterial, entre outros);
5. Menor bem-estar e satisfação com a vida em geral;
6. Deterioração das relações sociais e familiares.
 
Como posso evitar entrar numa situação de Burnout?
- Rentabilizar micro momentos para nos conectarmos connosco. Aproveitar pequenos momentos de pausa para, por exemplo, regular as nossas emoções: concentrarmo-nos na nossa respiração, no nosso corpo, nos nossos sentimentos e tentar visualizar a tranquilidade e empatia que queremos levar para o momento seguinte;

- Dar nome ao que estamos a sentir. Sempre que algo nos perturba de alguma forma, podemos parar e dedicar um momento a perceber o que estamos a sentir e a dar-lhe um nome – estamos zangados? Preocupados? Sobrecarregados? Exaustos? Nomear e ganhar consciência sobre como nos estamos a sentir contribui para sermos mais capazes de gerir essa emoção;

- Três coisas boas. Pensar, escrever ou partilhar com alguém três coisas boas que nos aconteceram durante o dia, pelas quais estamos gratos ou que, simplesmente, nos fizeram sentir bem;

- Pedir ajuda. Se está constantemente ansioso, se se sente exausto e não consegue manter o seu funcionamento habitual, na sua vida pessoal ou profissional, procure ajuda de um psicólogo.
 
 
 
Se está preocupado com a sua Saúde Psicológica, procure ajuda profi¬ssional – um Psicólogo pode ajudar.
808 24 24 24 | Serviço de Aconselhamento Psicológico da Linha SNS24
Fale com um/a Psicólogo/a. Disponível 24h por dia, todos os dias, de forma gratuita e confidencial.
O Serviço de Aconselhamento Psicológico da Linha SNS24 disponibiliza o acesso, a todos os cidadãos, a um/a Psicólogo/a, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde.