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Estilos de Vida Saudáveis | A atividade física é importante para a Saúde Psicológica?

É por todo(a)s reconhecida a importância da relação entre atividade física e estilos de vida saudáveis e a saúde e bem-estar das pessoas. Mas será que reconhecemos a sua importância na Saúde Psicológica?
Estilos de Vida Saudáveis | A atividade física é importante para a Saúde Psicológica?
No âmbito do protoloco estabelecido no dia 19 de maio de 2021, entre a Câmara Municipal da Amadora e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), com o objetivo de promover a literacia em saúde psicológica e o bem-estar da população, iremos aqui abordar nas próximas semanas, algumas temáticas relacionadas com a saúde mental, recorrendo ao portal da OPP, eu sinto.me, que reúne informação e recursos sobre Saúde Psicológica e Bem-estar, baseados em evidências científicas da Psicologia, atualizados, fidedignos, gratuitos e acessíveis a todos (crianças, jovens, adultos e cidadãos seniores).

Esta semana falamos de Estilos de Vida Saudáveis.
É por todo(a)s reconhecida a importância da relação entre atividade física e estilos de vida saudáveis e a saúde e bem-estar das pessoas. Mas será que reconhecemos a sua importância na Saúde Psicológica?
 
A atividade física é importante para a Saúde Psicológica?
Frequentemente algo ou alguém nos lembra da importância de realizarmos (mais) atividade física. E a maior parte de nós já pensou, nalgum momento, que deveria ser mais ativo e fazer exercício.

O que é que conta como “fazer atividade física”?
Fazer atividade física não significa (apenas) correr a maratona, passar horas num ginásio ou fazer um desporto de grupo. Atividade física significa mexermo-nos e usar os músculos do nosso corpo. Fazer uma caminhada, subir as escadas do prédio ou limpar a casa também é atividade física.
Idealmente, a atividade física recomendada para um adulto, são cerca de 150 minutos por semana. Mas, quando não é possível atingir esse objetivo, é bom lembrarmo-nos que 10 minutos são melhor do que nada (e já nos trazem benefícios!). Apenas reduzir o tempo que passamos sentados já protege a nossa Saúde (por exemplo, ficarmos de pé enquanto falamos ao telefone ou levantarmo-nos sempre que quisermos mudar o canal da televisão).

E porque é tão importante manter a atividade física?
Para termos mais anos de vida e para os vivermos com qualidade. Para termos melhor Saúde Física (por exemplo, melhora a tensão arterial e reduz o risco de obesidade ou de ter um AVC) e também para termos mais Saúde Psicológica e Bem-Estar.

Sim, a atividade física não melhora apenas a nossa Saúde Física, é igualmente fundamental para a nossa Saúde Psicológica e Bem-Estar:
- Ajuda-nos a sentir melhor, mesmo quando já nos sentimos bem;
- Ajuda a gerir e reduzir os níveis de stresse;
- Melhora a Saúde do nosso cérebro, reforçando a nossa memória e criatividade;
- Ajuda-nos a sentir mais energia (física e mental). Dá-nos uma sensação de força e confiança;
- Reduz a intensidade da tristeza e da ansiedade;
- Faz-nos sentir bem connosco próprios e com o nosso corpo – o que melhora a nossa confiança, auto-estima e auto-imagem;
- Ajuda-nos a dormir melhor;
- Pode ser uma oportunidade de nos relacionarmos com outras pessoas e reforçarmos as nossas relações sociais.

Quero fazer mais atividade física, mas é difícil…
Incorporar mais atividade física na nossa rotina diária pode parecer uma tarefa difícil – por preguiça, falta de tempo ou motivação.
 
No entanto, algumas sugestões podem ajudar a dar o primeiro passou ou a ultrapassar algumas barreiras:
- Pense nas razões que o levam a querer fazer atividade física;
- Pense nos fatores práticos que podem facilitar ou dificultar a realização de atividade física;
- Escolha uma atividade facilmente compatível com as suas rotinas diárias;
- Partilhe os seus planos ou mesmo a atividade física com familiares ou amigos;
- Encontre formas de tornar a atividade física apelativa para si;
- Adote uma abordagem progressiva;
- Aproveite o fim-de-semana;
- Peça ajuda.
 
E quando nos sentimos mesmo “em baixo” e a última coisa que nos apetece fazer é atividade física?
Às vezes, quando não nos sentimos psicologicamente bem pode ser especialmente difícil fazer atividade física. Pode até ser frustrante ouvir falar sobre os benefícios de se ser mais ativo. Se se sentir muito “em baixo”, não seja demasiado exigente consigo mesmo. Nesses momentos, pode ser mais importante focar-se noutros aspetos e integrar mais atividade física no seu dia-a-dia quando se sentir melhor.
 
Onde posso saber mais sobre atividade física?
No site da Direcção-Geral de Saúde, na página do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física pode saber mais e encontrar recursos relacionados com a atividade física.
Um Psicólogo pode ajudá-lo a fazer um plano para inserir a atividade física nas suas estratégias de autocuidado e bem-estar, facilitando a sua motivação e ajudando a resolver as dificuldades e barreiras à realização de exercício.

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