Mapa do Site

Bem-Estar e Saúde Psicológica | Cuide de si!

A Saúde Psicológica está relacionada com a capacidade de utilizarmos as nossas competências para gerir os desafios do dia-a-dia nos diferentes contextos em que vivemos (por exemplo, na escola, no trabalho ou na família).
No âmbito do protoloco estabelecido no dia 19 de maio de 2021, entre a Câmara Municipal da Amadora e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), com o objetivo de promover a literacia em saúde psicológica e o bem-estar da população, iremos aqui abordar nas próximas semanas, algumas temáticas relacionadas com a saúde mental, recorrendo ao portal da OPP, eu sinto.me, que reúne informação e recursos sobre Saúde Psicológica e Bem-estar, baseados em evidências científicas da Psicologia, atualizados, fidedignos, gratuitos e acessíveis a todos (crianças, jovens, adultos e cidadãos seniores).

Esta semana falamos de Bem-Estar e Saúde Psicológica, essenciais para a qualidade de vida e para a coesão social.

Bem-Estar e Saúde Psicológica
A Saúde Psicológica é uma parte integrante da Saúde do ser humano, não há Saúde sem Saúde Psicológica.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define-a como um estado de bem-estar que permite às pessoas realizar as suas capacidades e potencial, lidar com o stresse normal do dia-a-dia, trabalhar produtivamente e contribuir ativamente para a sua comunidade.
Portanto, a Saúde Psicológica está relacionada com a capacidade de utilizarmos as nossas competências para gerir os desafios do dia-a-dia nos diferentes contextos em que vivemos (por exemplo, na escola, no trabalho ou na família).
A Saúde Psicológica também diz respeito à forma como pensamos, sentimos, avaliamos as situações, nos relacionamos com os outros e tomamos decisões. Quando temos Saúde Psicológica, sentimo-nos confiantes e capazes de lidar com a nossa vida e com as outras pessoas.

Torna-se, pois, fundamental promover o nosso Bem-Estar e Saúde Psicológica.

Consulte aqui a lista de ações promotoras do bem-estar: https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/leveconsigo.pdf

Clique aqui e aceda à FactSheet sobre Bem-Estar e Autocuidado

Saiba mais sobre este tema no portal eusinto.me.

Se está preocupado com a sua Saúde Psicológica, procure ajuda profissional – um Psicólogo pode ajudar.
808 24 24 24 | Serviço de Aconselhamento Psicológico da Linha SNS24
Fale com um/a Psicólogo/a. Disponível 24h por dia, todos os dias, de forma gratuita e confidencial.
O Serviço de Aconselhamento Psicológico da Linha SNS24 disponibiliza o acesso, a todos os cidadãos, a um/a Psicólogo/a, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde.

Mais informações:
https://eusinto.me/covid-19-e-saude-psicologica/covid-19/
ordemdospsicologos.pt
 
cuide de si e do seu bem estar