Amadora assinala Dia Internacional dos Migrantes

Dia 18 de dezembro, assinala-se o Dia Internacional dos Migrantes que visa sensibilizar os governos e os cidadãos para as oportunidades e desafios das migrações, mobilizando vontades e recursos .

O Município da Amadora tem prosseguido a sua estratégia anti rumores, com o objetivo de prevenir a discriminação, promover a inclusão e valorizar a diversidade, como fator de desenvolvimento do território.

Refletir sobre a diversidade cultural, identidade, estereótipos e preconceitos foi o mote lançado a jovens da Amadora que, em colaboração com diferentes instituições parceiras (locais e nacionais), construíram as suas próprias narrativas, comunicando experiências de vida, mas, também, as mudanças necessárias, olhando para o futuro.

Este trabalho conjunto está documentado em vídeos, correspondendo às diferentes narrativas dos jovens, e traduz o exercício de uma cidadania ativa e participativa, no combate a rumores, com a desconstrução de estereótipos e preconceitos.

Assim, apresentam-se dois destes vídeos:

- "Sons da Amadora", de Neima Mendes

- "Do Bairro para o Mundo", de Érica Fernandes

Esta atividade está integrada nos seguintes projetos/planos:
- “Rumourless Cities” (Grupo Local URACT), no âmbito do Programa URBACT III;
- II Plano Municipal para a Integração de Migrantes da Amadora, 2018-2020/Área de intervenção prioritária “Media e Sensibilização da Opinião Pública”.

iconpdf Projeto Rumourless Cities | Folheto Informativo