Mapa do Site

Melhor alimentação para os idosos | Lares e Centros de Dia beneficiam de ações de formação

No âmbito do Plano Estratégico para o Envelhecimento Sustentável 2016-2025, e na sequência da candidatura do projeto Sénior Nutri+ à Direção-Geral de Saúde, a Câmara Municipal da Amadora, em parceria com o Centro Social e Paroquial de S. Brás e o Chef Fábio Bernardino, irá promover ações de formação nos Lares e Centros de Dia, com o objetivo de avaliar as ementas aí servidas, criando um programa de intervenção no âmbito da melhoria da oferta alimentar.

Através do projeto Sénior Nutri+ pretende-se desenvolver uma avaliação das ementas servidas nas instituições geriátricas, criando um programa de intervenção no âmbito da melhoria da oferta alimentar, com capacitação dos profissionais que diariamente lidam com a alimentação dos idosos, seja na fase de preparação, ou na sua confeção.

Pretende-se, no final, que as conclusões daqui retiradas possam ser difundidas a nível nacional, através da criação de uma brochura e uma plataforma digital.

Este trabalho pioneiro, que foi apresentado às instituições da Amadora no passado dia 7 de janeiro, pretende ainda desenvolver uma investigação técnico-científica acerca da Disfagia e seus diferentes estados, adequados a seniores.

Após serem criadas as ferramentas – plataforma digital e o manual padronizado de dietas, com a informação considerada pertinente, está prevista a realização de um seminário para apresentação dos resultados, durante o mês de outubro, no âmbito das Comemorações do Mês da População Maior.

O projeto tem como objetivos finais, junto das instituições com respostas sociais para seniores:

  • Caracterizar a realidade das instituições na área alimentar a pessoas idosas
  • Melhoria do oferta alimentar
  • Melhoria do estado nutricional das pessoas idosas
  • Capacitação e certificação dos vários profissionais
  • Capacitação dos manipuladores de alimentos e melhoria das refeições servidas
  • Construção de uma plataforma digital
  • Elaboração de um manual padronizado – disfagia

 

Como parceiros estratégicos, conta-se com a participação do Agrupamento de Centros de Saúde da Amadora, da Associação Portuguesa de Nutrição, da Sociedade Portuguesa da Terapia da Fala, da Ordem dos Nutricionistas e de uma Universidade que enquadre a área da nutrição a sua oferta letiva (ainda em apreciação).