Amadora assinalou Dia Mundial da Luta contra a SIDA

Na passada noite de 30 de novembro, a cidade da Amadora aliou-se a outras cidades e assinalou o Dia Mundial da Luta contra a SIDA (1 de dezembro), iluminando de vermelho os edifícios dos Paços do Concelho e da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos.

Esta iniciativa partiu da Direção-Geral de Saúde, no âmbito do projeto Fast Track Cities – cidades na via rápida para a eliminação do VIH e SIDA, ao qual a Câmara Municipal da Amadora aderiu, no passado dia 10 de outubro de 2018, mediante a assinatura da Declaração de Paris.

O “Fast Track Cities” que tem como objetivo acabar com a epidemia do HIV e SIDA, criando uma estratégia concelhia de governação integrativa e colaborativa para a intervenção na área do HIV e SIDA e Hepatites na cidade da Amadora até dezembro 2025. Desde a assinatura da Declaração de Paris, a Autarquia iniciou a constituição de um consórcio, culminando esta parceria na assinatura do Pacto Local para a Intervenção na área da VIH e SIDA na Amadora, a 8 de abril de 2019.

Fazem parte do consórcio local a Câmara Municipal da Amadora, AJPAS, Administração Regional de Saúde e Vale do Tejo (ACES Amadora e Eq. Tratamento Amadora), Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca, Direção-Geral de Saúde, Inst. Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, IP e Associação Nacional de Farmácias.