Mapa do Site

Amadora reúne voluntários em convívio informal

Amadora reúne voluntários em convívio informal

O Banco Local de Voluntariado da Amadora promoveu, no passado dia 13 de junho, um encontro convívio com cerca de 50 voluntários, com o objetivo de motivar os participantes no Banco Local de Voluntariado e promover o convívio entre voluntários das diferentes organizações promotoras de voluntariado.

Como forma de se darem a conhecer, os voluntários participaram em jogos em equipa, num peddy paper e no almoço convívio que encerrou o encontro.

Sobre o Programa Municipal para o Voluntariado da Amadora

O PMVA tem como principais objetivos, impulsionar a prática do voluntariado, através de projetos dinamizados em parceria com as Organizações Promotoras de Voluntariado na cidade, dinamizar ações de sensibilização e qualificação de voluntários e técnicos responsáveis por projetos de voluntariado.
Destina-se a todos os indivíduos que, de forma desinteressada e responsável, trabalhem voluntariamente no ãmbito de uma organização promotora.

Para participar deve inscrever-se no Banco Local de Voluntariado da Amadora (BLVA), podendo optar por várias áreas:

  • Voluntariado Jovem | Faz Parte! – Promoção do voluntariado enquanto desenvolvimento pessoal e social dos jovens e na construção da sua identidade solidária. Este projeto realiza-se em articulação com os estabelecimentos de ensino do município.
  • Voluntariado de Proximidade | Mais Perto – Propicia um envelhecimento ativo, através de iniciativas que valorizam o sénior e que combatem a solidão e o isolamento. Funciona em parceria com Instituições Privadas de Solidariedade Social com valência de SAD.
  • Programa Mentores para Imigrantes – Estimula a troca de experiências e o apoio entre cidadãos nacionais e migrantes, através de um protocolo estabelecido entre a Autarquia e o Alto Comissariado para as Migrações (ACM).
  • Academia Sénior – Promove a participação dos seniores numa cultura de segurança proporcionando conhecimentos sobre prevenção e proteção civil. Este é um projeto desenvolvido em parceria com o Serviço Municipal de Proteção Civil.