CPCJ da Amadora chama escolas para partilhar experiências

Decorreu, no dia 5 de julho, mais um encontro da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Amadora (CPCJA) com os Agrupamentos de Escolas.

Organizados pela CPCJA, em conjunto com a Câmara Municipal da Amadora, estes encontros visam promover o conhecimento, e a prática, dos princípios da Convenção dos Direitos da Criança, através de programas de prevenção e de intervenção precoce, reforçar e aprofundar a cooperação e o trabalho em rede para a promoção dos direitos das crianças e partilhar e divulgar experiências que auxiliem a escola na promoção dos direitos da criança.

Com um programa dedicado especificamente à comunidade docente, o dia foi rico em troca de experiências e conhecimentos, entre técnicos e professores.

Estes encontros são habitualmente bastante concorridos, não apenas pela sua importância, mas também pelo facto de a Amadora estar "na ponta do progresso, no que toca à promoção dos direitos das crianças", como destacou Armando Leandro. Para o Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, na Amadora "apesar dos problemas sociais, aposta-se na prevenção e o trabalho faz-se com o apoio do Município".

Trabalho esse, também destacado pela Presidente da Câmara Municipal, para quem "este encontro resulta de uma conjugação de vontades entre o Município e a Comissão". Destacando o que ainda tem que ser feito para combater o insucesso escolar, Carla Tavares alertou para que "todos se esforcem na concretização deste objetivo", porquanto "este é um objetivo que não é apenas responsabilidade dos professores, mas de toda a comunidade, Município incluído".