Amadora reconhecida como Boa Prática Europeia

A cidade da Amadora foi reconhecida como uma Boa Prática Europeia pelo trabalho desenvolvido no âmbito da Campanha “NÃO ALIMENTE O RUMOR”. O selo Boas Práticas URBACT foi recebido na sequência de um convite à apresentação de propostas candidaturas bem-sucedido e de um processo de seleção intenso. De um total de 270 propostas, de 219 cidades europeias, foram selecionadas 97 Boas Práticas das cidades. A Amadora é uma delas!

Temos uma Boa Prática na nossa cidade!
“Não Alimente o Rumor” centra-se na luta contra estereótipos, preconceitos, atitudes discriminatórias e rumores sobre os/as imigrantes e a cidade da Amadora. Um mapeamento dos principais rumores, uma estratégia de comunicação viral e a mobilização e o envolvimento de organizações (públicas e privadas) e da sociedade civil que, numa base bem fundamentada, se constituíram como uma “rede anti rumores”, foram determinantes para desenvolver e manter esta campanha, implementada no Município desde 2014.

Se mesmo quem está de fora não conseguir olhar para a Amadora de forma diferente, pelo menos quem está cá que tenha orgulho na sua cidade e que perceba que esta diferença é também aquilo que nos distingue e que se traduz de forma positiva.
Carla Tavares, Presidente da Câmara Municipal da Amadora

Como surge esta distinção?
No ano passado, o URBACT lançou um convite para contributos de cidades em toda a Europa. Porquê? Para recolher soluções sustentáveis e integradas relativamente aos atuais desafios enfrentados pelas cidades europeias. O objetivo: partilhar e divulgar estas soluções na Europa. Participaram 219 cidades europeias, de 29 países, que apresentaram 270 propostas sobre diferentes temas de desenvolvimento urbano integrado: da inclusão à governança e da economia às transições digitais e às dinâmicas ambientais.

O que é uma Boa Prática?
O URBACT definiu "Boa Prática" como uma prática que demonstrou funcionar bem assegurando os resultados pretendidos, podendo ser recomendada como modelo. A prática também precisa de ser desenvolvida de forma participativa, envolvendo todos os atores relevantes no terreno. É uma experiência bem-sucedida que foi testada e validada e que merece ser partilhada para que mais cidades possam adotá-la. Todas as Boas Práticas, rotuladas pelo URBACT como tal, forneceram evidências suficientes de cumprimento dos objetivos e indicaram os principais critérios de sucesso para a transferência para outra cidade.

Quais os próximos passos?
Todas as cidades Boas Práticas URBACT vão ser apresentadas (show case) no Festival de Cidades URBACT, em Tallinn (Estónia), de 3 a 5 de outubro de 2017. É uma oportunidade para a nossa cidade promover o nosso trabalho e aumentar a visibilidade na arena europeia. Esperam-se mais de 450 profissionais de toda a Europa. Além disso, a cidade da Amadora pode ser um motor de mudança, participando em eventos e publicações do URBACT e dando um contributo real para Agenda Urbana da União Europeia.

Aceda a informação sobre as Boas Práticas URBACT através de http://urbact.eu/good-practices/home

Quer saber mais acerca da campanha Não Alimente o Rumor? Visite o site, ou a página de facebook do projeto.