Aqueduto Geral das Águas Livres

Aqueduto Geral das Águas LivresO Aqueduto Geral das Águas Livres foi mandado construir por decreto de D. João V, em 1731. No ano seguinte, tiveram início as obras de construção do Aqueduto, que viriam a ser terminadas em meados do Século XIX, devido à sua grandiosidade e extensão.

Estamos perante uma obra impressionante da engenharia portuguesa do Século XVIII, cujo troço principal tem cerca de 14 km, 8 dos quais no Município da Amadora, encontrando-se aqui os Aquedutos Subsidiários mais importantes. Na Amadora, o Aqueduto tem maior visibilidade na Freguesia das Águas Livres onde forma 19 arcos, o mais alto tem 18 metros de altura e 8,5 metros de vão, constituindo um dos percursos mais bonitos do Município.

Quanto à sua tipologia, é considerado uma obra de arquitetura civil pública, barroca e neoclássica.
O Aqueduto teve como função principal suprir as carências de água na Capital.

Pelo Decreto n.º 5/2002, de 19 de fevereiro, foi classificado, na íntegra, como Monumento Nacional, o Aqueduto das Águas Livres, seus aferentes e correlacionados, que se localizam, entre outros, no Município da Amadora, nas seis freguesias do município.

Mães d'Água

Diversas Mães d´Água fazem parte integrante do Aqueduto Geral das Águas Livres. A mais monumental, que se localiza no Município da Amadora, é a Mãe d´Água Nova, que marca o início do Aqueduto Geral das Águas Livres no Município.

Mães d´ÁguaA Mãe d’Água Nova tem 17 metros de altura desde o fundo da câmara interior até à base da lanterna e 5 metros de profundidade, onde se pode aceder por uma escada de 29 degraus em meia circunferência no interior. Por fora, a claraboia tem forma octogonal. A meio da escada, de lado, numa concavidade na rocha está a nascente desta Mãe d’Água, cujo líquido corre por uma calha separada até se encontrar com o Aqueduto da Mãe d’Água Velha, localizada no Município de Sintra.

Está classificado como Monumento Nacional pelo Decreto n.º 5/2002, de 19 de fevereiro.

Estrada Nacional 250

Aqueduto Geral das Águas Livres