Biblioteca Municipal promove acesso à cultura

A partir de agora, os leitores da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos já podem requisitar livros e DVD's de empréstimo ao domicílio.

Para isso, devem consultar os títulos disponíveis no catálogo on-line em https://biblioteca.cm-amadora.pt/ e requisitarem, no máximo 5 títulos por leitor (excecionalmente, o prazo de devolução à Biblioteca é 30 dias), através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (com a identificação e número de leitor, e contacto telefónico), ou ainda pelo telefone 214 369 054.

Os livros e os DVD's podem ser levantados e entregues diretamente na porta de acesso à Biblioteca situada na Av. Conde de Oeiras (nas traseiras da Biblioteca), entre as 09h00 e as 15h00, de segunda a sexta-feira.

Para devolver os materiais, o leitor deverá entrar em contacto com a Biblioteca e agendar a entrega dos livros, que ficarão em quarentena, e posterior higienização, cumprindo os procedimentos de segurança em vigor relativamente ao manuseamento de todo o material, antes de serem novamente emprestados.

Este equipamento municipal recomeçou também o empréstimo domiciliário de livros, através do projeto "A Biblioteca vai a casa".

Para que tal seja possível, os Munícipes mais idosos e/ou com mobilidade reduzida devem ser leitores da Biblioteca Municipal, e contactarem-nos pelo e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo telefone 214 369 050, indicando:

1) nome
2) morada
3) n.º para contacto

O PROJETO
"A Biblioteca vai a casa" é um projeto da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos que desde 2011, pretende tornar o Serviço de Empréstimo acessível aos residentes do concelho da Amadora que, por limitações de mobilidade e/ou idosos, se encontrem impossibilitados de a frequentar. É um projeto que pretende minorar as dificuldades de acesso à cultura e informação sentidas pelos Munícipes.

OBJETIVO
Fornecer um serviço que com base nos princípios da Biblioteca Pública, a informação, a educação, a cultura e o lazer, adapte às necessidades especiais dos residentes do concelho os serviços regulares da Biblioteca, no acesso à informação e ao uso da documentação, contribuindo assim para valorizar a pessoa humana, assegurar os direitos de cidadania, promovendo a inclusão social.

A QUEM SE DESTINA
Residentes no concelho que por limitações de mobilidade e/ou idosos não possam deslocar-se autonomamente à Biblioteca.

O EMPRÉSTIMO
Quinzenalmente, a Biblioteca leva a casa do munícipe os documentos requisitados, recolhendo os documentos do empréstimo anterior. Os munícipes poderão requisitar as obras pretendidas através de contacto prévio, que será realizado pelos Serviços da Biblioteca no dia anterior à visita. Só poderão ser requisitadas até 5 obras de cada vez.