Museu Municipal de Arqueologia apresentou artigo no II Congresso da AAP sobre o povoamento romano na Amadora

II Congresso da Associação dos Arqueólogos Portugueses - APP

"Estado atual do conhecimento acerca do povoamento em época romana na Amadora" é o título do artigo desenvolvido pelas arqueólogas Gisela Encarnação e Vanessa Dias, do Museu Municipal de Arqueologia da Câmara Municipal da Amadora e da ARQA - Associação de Arqueologia da Amadora, respetivamente, que apresenta um estudo sobre a presença romana no atual território do concelho da Amadora, fazendo uma análise dos sítios conhecidos e escavados nas últimas décadas.

Este artigo foi apresentado no âmbito do II Congresso da Associação dos Arqueólogos Portugueses - APP, intitulado "Arqueologia em Portugal | 2017 - Estado da Questão", que decorreu em Lisboa entre os dias 22 e 26 de novembro de 2017.

Trata-se de um documento de especial relevância, na medida em que descreve a análise dos sítios conhecidos e escavados nas últimas décadas na Amadora, e os fragmentos arqueológicos deles provenientes, em busca de respostas que pretendem ver esclarecidas as seguintes questões: Quando chegaram os contingentes romanos? Como ocorreu a sua instalação? Que tipo de povoamento existiu? Como exploraram o território?

Para saber mais sobre este assunto, leia o artigo aqui.

Clique aqui para conhecer outras publicações sobre o estudo arqueológico da presença dos romanos na Amadora.