Já são conhecidos os vencedores da primeira edição do Quiz Amadora Sustentável, um jogo online criado pelo município da Amadora, no âmbito do projeto “AMADORA…rumo à economia circular”, cofinanciado pelo Fundo Ambiental, dirigido maioritariamente a crianças e jovens, com o objetivo de os sensibilizar para a problemática da sustentabilidade ambiental, promover a adoção de comportamentos e escolhas de bens e produtos mais sustentáveis, e alargar o conceito de economia circular.
Nesta primeira fase, que decorreu de 15 de janeiro a 16 de maio de 2021, foram premiados 2 alunos do 2.º ciclo e 5 alunos do 3.º ciclo. Os primeiros três classificados de cada ciclo irão receber tablets. O 4.º lugar receberá uns auscultadores e uma coluna de som e o 5.º lugar será premiado com uns auscultadores.
Os professores também recebem prémios. Aos 3 primeiros classificados serão entregues tablets, e aos 4.º e 5.º lugares serão entregues powerbank's.
Neste jogo, que premeia os conhecimentos adquiridos na área da sustentabilidade ambiental e proteção do planeta, as escolas também saem a ganhar. Nesta primeira edição, as vencedoras foram as escolas E.B. 2,3 Roque Gameiro e a Escola Secundária Mães d’Água, que agora poderão escolher o prémio: uma mesa de matraquilhos ou mesa de ping-pong.
Concebido fundamentalmente para os alunos do 5.º ao 9.º ano (2.º e 3.º ciclos), este jogo pretende estimular uma competitividade entre alunos e escolas do concelho da Amadora, permitindo que, de uma forma lúdica, interiorizem conhecimentos relacionados com a sustentabilidade ambiental.
Este jogo também está disponível para a população em geral, através do seguinte endereço: https://quiz-amadorasustentavel.pt
CONTEXTUALIZAÇÃO| Projeto AMADORA…rumo à economia circular
A Câmara Municipal da Amadora promove ações de Educação Ambiental junto da população escolar, através do seu serviço específico de Educação Ambiental, designado por Eco-Espaço, com mais de 3 décadas de existência.
Anualmente é desenhado um conjunto diversificado de atividades, subordinadas a vários temas, desde Resíduos, passando pelos temas da Água, das Energias Renováveis, das Alterações Climáticas, de Ambiente e Cidadania, Qualidade do Ar, Consumo e Mobilidade Sustentável, Biodiversidade e Mar. Estas atividades são realizadas para diversos níveis, desde o ensino pré-escolar até ao ensino secundário, sendo por isso adaptadas a cada nível de ensino. São atividades que se desenvolvem presencialmente no Eco-Espaço, em sala de aula ou noutros equipamentos de educação ambiental.
Contudo, com a realidade atual da pandemia da Covid-19, por questões de saúde pública, a CMA optou por desenvolver o Projeto AMADORA…rumo à economia circular, que compreendeu a realização de:
• Plataforma de gamificação digital: jogo online, designado “Amadora Sustentável”, a ser jogado em computador ou em telemóvel;
• Vídeo promocional do jogo;
• Vídeos didáticos sobre Produção e Consumo Sustentável e sobre Economia Circular;
• Workshop's para docentes com demonstração do jogo “Amadora Sustentável” e atelier de reutilização de materiais.
Este Projeto pretende estimular fundamentalmente a participação de crianças e jovens, colocando-lhes questões que exigem análise crítica dos comportamentos atuais de cada indivíduo e da sociedade, em geral. A opção por se desenvolver um jogo em plataformas digitais, ficou a dever-se por um lado, porque vai ao encontro da apetência dos mais jovens, facilitando a sua adesão, por outro, considerou-se que seria uma boa ferramenta a utilizar nesta altura de pandemia, uma vez que permite ser disputado à distância (formato não presencial).
Além do jogo online, que pode ser realizado em computador, tablet ou em telemóvel, existe pontuação acumulativa nos escalões de nível de 2º e 3º ciclo, sendo, no final do ano letivo, premiados os melhores classificados, de acordo com as regras do jogo, os alunos, docentes e escolas respetivas. Ficando disponível online, o jogo pode ser também disputado por alunos de outros níveis de ensino e por toda a população, figurando o ranking das classificações obtidas, quer se for jogado a pares ou individualmente. Neste caso, será divulgado e atribuído um reconhecimento de mérito aos utilizadores melhor classificados.
O jogo é disputado num tabuleiro virtual, com elementos característicos do património e do município da Amadora - Aqueduto das Águas Livres, Igreja Matriz, Casa Roque Gameiro, Moinho de vento, Parque Central, Linha de comboio - e após lançamento de um dado, os peões (jogadores) avançam o número de casas determinado, tendo de responder a uma pergunta, no âmbito de cada uma das 5 categorias que integram o jogo:
• Recursos
• Produção Sustentável
• Consumo Sustentável
• Resíduos
• Amadora-Cidade
Pode também ser jogado, no modo de “Batalha”, em formato não presencial, entre 2 jogadores e nesse caso a disputa é feita através das respostas a um conjunto de perguntas.
O jogo, concebido, nesta fase, para alunos do 5.º ao 9.º ano (2.º e 3.º ciclo), pretende estimular uma competitividade entre alunos e escolas, de forma lúdica, permitindo a interiorização de conhecimentos, uma vez que será jogado diversas vezes pelos mesmos alunos, tendo em vista a obtenção de melhor pontuação, estando subjacente o mesmo princípio quando utilizado por outros públicos. O jogo tem 3 perfis de utilizador: Alunos, Docentes e Outros (população em geral), abrangendo assim, além da população escolar, os restantes estratos populacionais.
Os prémios a atribuir aos alunos que ficarem classificados nos 3 primeiros lugares serão tablets, havendo diferenciação dos equipamentos em função do lugar alcançado. Este equipamento poderá ser utilizado para continuar a jogar o “Amadora Sustentável”, uma vez que o mesmo vai sendo atualizado e para outros fins lúdicos ou pedagógicos.
Os alunos que ficarem em 4.º lugar serão premiados com Auscultadores e Coluna de som e os alunos classificados em 5.º lugar serão premiados com Auscultadores.
Os professores que alcançarem os 3 primeiros lugares serão também contemplados com 1 Tablet. Para os 4.º e 5.º lugares estão previstas Powerbanks. De referir que os professores são classificados por pontuação obtida por jogos iniciados e concluídos e por questões que adicionem ao Quiz “Amadora Sustentável. Essas questões serão submetidas previamente para aprovação.
As escolas vencedoras, cuja pontuação é obtida pela relação: Nº total de jogos finalizados/Nº total de alunos registados e com participação efetiva, serão premiadas com uma Mesa de Matraquilhos ou com uma Mesa de Ping-Pong, conforme a sua opção.
No âmbito do projeto “AMADORA…rumo à economia circular”, cofinanciado pelo Fundo Ambiental, apresentam-se abaixo os vídeos criados pelo município
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