A Câmara Municipal da Amadora acredita na importância da Educação Ambiental como contributo para a formação de jovens mais ativos na defesa do ambiente, pretendendo promover um espírito de cidadania, que é fundamental para um desenvolvimento mais justo e equilibrado, ou seja, visando o Desenvolvimento Sustentável, tendo sido um dos municípios pioneiros a trabalhar nesta área, contando já com 35 anos de trabalho consecutivo.
Neste sentido, foi apresentado a 6 de novembro, no Eco-Espaço da Amadora, o Programa de Educação Ambiental (PEA) para o ano letivo de 2024/2025, com 57 atividades programadas para as escolas que tenham interesse em inscrever as suas turmas.
Estas atividades gratuitas têm como destinatários os alunos do pré-escolar ao ensino secundário da Amadora, incluindo ainda ação de formação para docentes.
Durante a sessão, Vítor Ferreira, presidente da Câmara Municipal da Amadora, destacou a importância deste programa para a comunidade escolar. “Com a apresentação do Programa de Educação Ambiental , a Câmara Municipal da Amadora e os parceiros continuam a investir na educação para a cidadania das crianças e jovens do município”, destacou, esperando que todos eles sejam futuros “agentes de mudança”.
O autarca referiu ainda a relevância dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), sublinhando que a autarquia os quer cumprir, “mas que não os consegue cumprir sozinha”. Neste sentido, lembrou aos docentes presentes que o sucesso do PEA também está nas suas mãos, para, todos juntos, conseguirmos um planeta mais justo, mais solidário. Um planeta para todos. E para isso, “a Educação Ambiental tem de chegar a todos. Contamos convosco!”, finalizou Vítor Ferreira.
O Programa de Educação Ambiental para o ano letivo de 2024/2025, bem como os links para as inscrições, já estão disponíveis aqui.
Sobre o PEA 2024/2025
Este ano, o PEA contempla as seguintes novidades: No tema dos “Resíduos”, a ação de sensibilização com novo formato, no da “Água”, a atividade designada “Expedição H2O”. No tema “Alterações Climáticas”, a atividade “Alterações climáticas em jogo”, “Alterações climáticas em debate” e “Workshop”, destinadas a diferentes níveis de ensino. No tema da Biodiversidade e Conservação, a atividade “A turma do Libérico”, sobre a importância da proteção da biodiversidade autóctone, dando a conhecer-se algumas espécies ameaçadas em Portugal. Por último, no tema do “Mar”, a Limpeza de praia.