A partir do dia 17 de março (sexta-feira), a Bedeteca da Amadora recebe a exposição "Umbra 4.0 // Zona de visitação", de Filipe Abranches, ilustrador e autor de BD.
Patente até 30 de setembro.
Sobre | Filipe AbranchesIlustrador e autor de banda desenhada português, Filipe Manuel Cardoso Bernardo Abranches Martins nasceu a 5 de novembro de 1965, em Lisboa.
Frequentou o curso de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e formou-se na Escola Superior de Cinema, tendo experiência de montagem de filmes.
A sua obra é vasta e muito heterogénea, encontrando-se dispersa por títulos nacionais como Graphic (1979), Boletim (do Clube Português de BD), Diário Popular, Lua Cheia, LX Comics (1990), Combate, Ai-Ai, Azul, Transcomix (1996), Bíblia (1998), Quadrado (2000-2004) e Satélite Internacional, mas também estrangeiros, como Le Cheval sans Tête, de França, e Strapazin, da Suíça.
O seu trabalho mais importante foi, sem dúvida, a realização da original e espantosa História de Lisboa, utilizando um inovador grafismo, segundo guião do conceituado historiador Oliveira Marques.
Filipe Abranches foi o vencedor da primeira Bolsa de Criação Literária, na categoria de BD, atribuída pelo Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (Ministério da Cultura), que lhe permitiu conceber O Diário de K, uma adaptação de A Morte do Palhaço, de Raul Brandão, que veio a ser editado pela Polvo em 1999.
Em 2003 a Assírio & Alvim, editou Nós Somos os Mouros, álbum coletivo onde Abranches apresenta "Al Um'tamid", história com argumento de João Paulo Cotrim.
O seu trabalho é marcadamente experimentalista, utilizando uma linha sombria de impressionante efeito, sobretudo quando recorre à aguarela esbatida para os cenários.
Como ilustrador, colabora com o Público, Combate, O Independente e o conceituado Le Monde (França), mas também faz ilustrações para manuais escolares, entre outros trabalhos.
Em 1998 realizou, com Leonardo De Sá, uma nova versão (digital) de um breve filme animado de Sérgio Luiz, protagonizado pelo Boneco Rebelde, por ocasião de uma exposição na Bedeteca de Lisboa dedicada a Sérgio Luiz e a Guy Manuel, pioneiros do cinema animado em Portugal.
in Porto Editora – Filipe Abranches na Infopédia.[consult. 2023-03-07 16:20:32]. Disponível em
https://www.infopedia.pt/$filipe-abranches