Mapa do Site


todos   atividades   desporto   encontros   espetáculos   exposições   infantojuvenil   outros  

Descrição

A partir do dia 17 de março (sexta-feira), a Bedeteca da Amadora recebe a exposição "Umbra 4.0 // Zona de visitação", de Filipe Abranches, ilustrador e autor de BD.
 
Patente até 30 de setembro.

Entrada livre.
 
 
Sinopse | "Umbra 4.0 // Zona de visitação" de Filipe Abranches
«É o eco dos teus passos na calçada quando caminhas sozinho às 3 da madrugada. É a forma que passa pelo canto do olho na escuridão quando estás distraído. São os pensamentos mal-formados antes de adormeceres. É o pesadelo cuja história não te lembras depois de acordares. É um gosto estranho que te assalta à primeira dentada. São as palavras que se formam no meio do ruído da estática. São as imagens perturbadoras que saltaste quando fazias zapping e a cujo canal não consegues regressar. É a sensação de dor na mão causada apenas pela tua mente. É a linha que dilui as categorias que juravas impossíveis de misturar. A Umbra estende-se, movida a energia negra. As fronteiras diluem-se, os perigos alastram e contaminam.
A Umbra é uma antologia de histórias curtas inéditas, desenhadas a sombra, de autores portugueses e internacionais, veteranos e jovens. Começou em 2019 e já deu quatro passos em direção ao abismo. A ficção científica colide com o humor negro, a weird fiction derrete-se em horror ou tragicómico.
Vós que entrais, lede os sinais e tremei.»
 
 
Sobre | Filipe Abranches
Ilustrador e autor de banda desenhada português, Filipe Manuel Cardoso Bernardo Abranches Martins nasceu a 5 de novembro de 1965, em Lisboa.
Frequentou o curso de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e formou-se na Escola Superior de Cinema, tendo experiência de montagem de filmes.
A sua obra é vasta e muito heterogénea, encontrando-se dispersa por títulos nacionais como Graphic (1979), Boletim (do Clube Português de BD), Diário Popular, Lua Cheia, LX Comics (1990), Combate, Ai-Ai, Azul, Transcomix (1996), Bíblia (1998), Quadrado (2000-2004) e Satélite Internacional, mas também estrangeiros, como Le Cheval sans Tête, de França, e Strapazin, da Suíça.
O seu trabalho mais importante foi, sem dúvida, a realização da original e espantosa História de Lisboa, utilizando um inovador grafismo, segundo guião do conceituado historiador Oliveira Marques.
Filipe Abranches foi o vencedor da primeira Bolsa de Criação Literária, na categoria de BD, atribuída pelo Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (Ministério da Cultura), que lhe permitiu conceber O Diário de K, uma adaptação de A Morte do Palhaço, de Raul Brandão, que veio a ser editado pela Polvo em 1999.
Em 2003 a Assírio & Alvim, editou Nós Somos os Mouros, álbum coletivo onde Abranches apresenta "Al Um'tamid", história com argumento de João Paulo Cotrim.
O seu trabalho é marcadamente experimentalista, utilizando uma linha sombria de impressionante efeito, sobretudo quando recorre à aguarela esbatida para os cenários.
Como ilustrador, colabora com o Público, Combate, O Independente e o conceituado Le Monde (França), mas também faz ilustrações para manuais escolares, entre outros trabalhos.
Em 1998 realizou, com Leonardo De Sá, uma nova versão (digital) de um breve filme animado de Sérgio Luiz, protagonizado pelo Boneco Rebelde, por ocasião de uma exposição na Bedeteca de Lisboa dedicada a Sérgio Luiz e a Guy Manuel, pioneiros do cinema animado em Portugal.
in Porto Editora – Filipe Abranches na Infopédia.[consult. 2023-03-07 16:20:32]. Disponível em https://www.infopedia.pt/$filipe-abranches
 
 
 
Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
Av. Conde Castro Guimarães, N.º 6 – Venteira
Telefone: 214 369 054
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
GPS: 38.752483, -9.2337572
 
Horário da Biblioteca:
De segunda a sexta-feira: das 10h00 às 19h00 | Sábados: das 10h00 às 18h00
Encerra aos domingos e feriados

Horário da Bedeteca e Fanzineteca:
Piso 2 da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
De segunda a sexta-feira: das 10h00 às 19h00 | Sábados: das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 18h00
Encerra aos domingos e feriados

For@ de Horas:
De segunda a sexta-feira: das 19h00 às 24h00 | Sábados: das 18h00 às 24h00
Encerra aos domingos e feriados
 

Local

Maior Menor

Detalhes

Início:01/01/1970 00:00