Mapa do Site

Descrição

Palestra/Debate sobre História
‘A Conferência de Bandung: Significados e Legados’
Com a investigadora Aurora Almada e Santos
Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
7 fevereiro | 15h15

‘A Conferência de Bandung: Significados e Legados’ é o tema da próxima palestra/debate sobre História que se realizará na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos no dia 7 de fevereiro (sexta-feira), pelas 15h15, com a investigadora Aurora Almada e Santos, do Instituto de História Contemporânea.

Esta iniciativa realiza-se no âmbito de uma parceria entre a Câmara Municipal da Amadora e o Instituto de História Contemporânea (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa).

O conjunto de sessões centra-se na problematização, debate e disseminação de temas da História Contemporânea de Portugal. Da vasta equipa de investigadores do Instituto de História Contemporânea é possível obter um diverso painel de oradores sobre as mais diferentes temáticas. Com esta proposta de conferências a apresentar durante o ano letivo 2019/20, pretende-se fazer uma ligação dos conteúdos programáticos da disciplina da História, Geografia e Português com as efemérides e comemorações nacionais e internacionais.

Destinatários: público em geral.
Entrada livre | Não necessita de inscrição prévia

Sinopse | ‘A Conferência de Bandung: Significados e Legados’
«A Conferência de Bandung foi realizada em abril de 1955, tendo sido convocada por Burma, Ceilão, Índia, Indonésia e Paquistão. O evento reuniu 29 países asiáticos, africanos e do Médio Oriente, que tinham em comum o facto de serem recém-independentes. O significado de Bandung tem sido objeto de disputa, não havendo um entendimento consensual sobre o acontecimento e o seu legado para os países participantes e para a sociedade internacional. As opiniões divergem sobre se a Conferência foi um marco na história internacional ou se ficou aquém das expectativas por não ter sido possível estabelecer uma organização regional. Na nossa apresentação pretendemos argumentar que, não obstante as diversas perspectivas existentes, devemos apostar numa interpretação ampla do significado da Conferência, que destaque a sua pertença a um movimento destinado a traduzir a soberania política e os direitos dos povos pós-coloniais em meios que permitissem a coexistência pacífica, o desenvolvimento e o progresso. Tendo sido iniciado antes de Bandung, esse movimento teve um dos seus momentos mais importantes precisamente aquando da Conferência e continuou nas décadas seguintes, procurando uma reformulação das relações internacionais».
Texto: Instituto de História Contemporânea (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas | Universidade Nova de Lisboa)

Sobre Aurora Almada e Santos
Investigadora do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, onde se tem dedicado ao estudo da dimensão internacional da descolonização portuguesa. É autora de diversas publicações, designadamente, livros, capítulos de livros e artigos em revistas científicas. Tem participado, com a apresentação de comunicações, em encontros científicos nacionais e internacionais. No âmbito das suas funções de investigadora, merecem ainda destaque o desempenho de outras atividades como a edição de publicações, a organização de conferências, a revisão de artigos e a participação em projetos de investigação, nomeadamente sobre a independência da Guiné-Bissau e de Cabo Verde.

 

Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
Av. Conde Castro Guimarães, Nº 6 – Venteira
Telefone: 214 369 054
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
GPS: 38.752483, -9.2337572

Horário da Biblioteca:
Segunda-feira e sábado: 10h00 – 18h00 | terça a sexta-feira: 10h00 – 19h00
Fora d’Hor@s - segunda-feira e sábado: 18h00/24h00 | terça a sexta-feira: 19h00/24h00).
Encerramento: domingos, feriados.

 

Local

Maior Menor

Detalhes

Início:07/02/2020 14:15